Tuesday, April 12, 2005

 

coluna 05 de abril

Ressaca. Minha cabeça está torta. Dói. Meu irmão ouvindo dub aqui do lado. Da Jamaica. De Kingston. De raíz. Escrevo essa coluna depois de uma noite bem dançada, com muita cerveja Stella, no club Frog, aqui de Londres. Todo sábado lá tem mil pessoas se espremendo para dançar as novidades do momento e ver ótimas bandas ao vivo. Já passaram por lá Babyshambles, Razorlight, Death From Above 1979, The Ordinary Boys, Hope Of The States, Futureheads, Bloc Party e muitas outras. Ontem foi Delays, mas sobre esse show você vê lá embaixo. Ainda comento sobre outros shows e outras bandas. Ah, não se esqueça que as colunas anteriores estão arquivadas aqui: http://bestmusic2004.blogspot.com/

Desce aí, sangue bom.


 *** *** ***

YETI

Após o final dos Libertines, todos seus integrantes embarcaram em outros projetos. Pete Doherty, apesar de todas as confusões, está firme no Babyshambles. Carl Barat assinou contrato de gravadora para seu projeto solo. Gary, o batera, voltou a tocar em bandas de jazz e John Hassal, o tímido baixista, formou o combo Yeti.

Depois de alguns shows e muito falatório, o Yeti lançou o primeiro single na semana passada aqui na Inglaterra, chamado ‘Never Lose Your Sense Of Wonder'. A música realmente é muito bacana, o que temos aqui é um delicioso vintage power-pop, nos remetendo a The La's e The Autumn Leaves. John agora é o líder da banda, assumindo vocais e guitarra. Segundo ele, o Yeti não é um mero projeto paralelo sem importância, e sim uma grande prioridade para ele. A banda promete um novo single e um full álbum para o verão. Boto uma fé. Fique de olho.

http://www.yetiintelligence.com

*** *** ***


BABYSHAMBLES

Finalmente as coisas se acalmaram para o lado de Pete Doherty. Por enquanto. O líder dos Babyshambles, ex-Libertines, recebeu permissão para gravar o que poderá ser o primeiro disco da sua atual banda. As sessões estão rolando no País de Gales com o ex-Clash Mick Jones, que produziu os dois álbuns dos Libertines, novamente à frente da producão.

De acordo com o site oficial da banda, babyshambles.net, as gravacões estão correndo bem e foram gravadas um total de 13 músicas, incluindo o hit `Fuck Forever`. Veja a lista completa das músicas gravadas:

Gang of Gin
Black Boy Lane
Loyalty Song
A Rebours
Do You Know Me
32nd Of December
My Darling Clementine
Fuck Forever
In Love With A Feeling
Albion
8 Dead Boys
Sticks and Stones
Wolfman


Ainda, seis músicas novas foram compostas e a banda pretende regravar as já conhecidas ‘Babyshambles', ‘The Man Who Came To Stay' e ‘Killamangiro'. Vamos torcer para correr tudo bem e que o álbum finalmente seja lançado. Enquanto isso, Pete está na capa da revista `...` e ainda na ID traz uma matéria sobre ele. Novos shows devem ser anunciados em breve. Fique ligado aqui para maiores informações.


www.babyshambles.net


*** *** ***


REGINA SPEKTOR

Já comentei sobre Regina Spektor no meu Best of 2004, mas vale a pena repetir a dose, só porque essa semana não me cansei de ouvi-la. Essa garota estranha nasceu em Moscou, mas se mudou para New York quando ainda era pequena. Agora a moça tem 24 anos e faz músicas lindas e esquisitas, sob uma base de piano que até os caras do Strokes e Kings of Leon se dizem fãs confessos.

O álbum ‘Soviet Kitch' realmente vale uma ouvida, principalmente se você é chegado em Joni Mitchell ou Leonard Cohen. Em recente apresentação no Bowery Ballroom, em New York, a cantora escrota Pink foi vista na platéia. Perguntada se ela estava lá por causa de Spektor, ela respondeu : ‘Yes, I love her songs!'. Mas não se preocupe, a música de Regina Spektor tem muita qualidade, diferente da música da Pink.

www.reginaspektor.com/


 *** *** ***

DELAYS
Ao vivo no club Frog, Londres, 02/04/2005


Todo mundo que estava comigo não gostou. Não desprezaram, mas não deram importância. “Muito óbvio”, disse um deles, se referindo ao show. Bem, vamos recapitular. O Delays é uma banda de porte médio aqui na Inglaterra que manda ver um sunny-ethereal-pop de primeira, com o vocalista Greg Gilbert cantando de forma tão fofa e
afetada que parece uma garota.

Lançaram o bacana álbum ‘Faded Seaside Glamour' no ano passado, recheado dessas canções… sunny-ethereal-pop. Um novo single apareceu esse ano, ‘Lost In a Melody', com o grupo rumando para um som mais eletrônico, mas ainda sim de essência orgânica. Tipo New Order. E foi exatamente com essa música que eles abriram o show.

Apesar do lugar estar cheio, foi fácil de assistir o show bem na frente. Não teve moshs nem pogos nem empurra-empurra. O som do Delays é tranquilo. E a galera tava tranquila. Começaram com canções novas, aquelas tipo New Order. A banda vai lançar o segundo disco muito em breve e obviamente queriam mostrar os novos sons para o pessoal. Achei legal o novo rumo da banda. Tem estilo. Tô louco pra ouvir o novo LP.

Depois vieram as músicas já conhecidas do público, as do primeiro álbum, como ‘Hey Girl', ‘Wonderust' e ‘Bedroon Scene'. São perfeitas guitar-pop songs. Quando tocaram os singles, ‘Nearer Than Heaven' e a clássica ‘Long Time Coming', a galera pulou, levantou os braços e cantou. Foi o pico da noite.

Cinquenta minutos após terem subido no palco, terminaram o show com mais uma música nova, que pra mim foi a melhor da noite. Pô, tô falando… tem estilo. As músicas novas aludem a Saint Etienne, Cocteau Twins e New Order. Tem melodia. São boas.

Concordo que foi óbvio. Claro que foi. Afinal, o que esperar de um show do Delays? Não estavam ali para surpreender, mas sim para entreter. E foi isso que fizeram. Óbvio sim, mas bonito também. Ficar somente em bandinhas art-rocker não é o caminho. O novo disco vem aí. Tô com eles nessa.

http://www.thedelays.co.uk


*** *** ***

THE PRISCILLAS | THE BISHOPS
>> The Pistolas | Turismo | Pope Joan
Ao vivo no The Pleasure Unit, Londres, 04/04/2005


Bom e velho East London! Bethnal Green é um dos bairros mais legais de Londres e o bar indie local é o The Pleasure Unit, onde diariamente bandas iniciantes se apresentam. Hoje à noite, em plena segundona, tem cinco bandas. Vamos por ordem.

THE BISHOPS: Já tinha os visto anteriormente e já conhecia o som. Os The Bishops são dois irmãos gêmeos, Mike Bishop (vocais e guitarra) e Pete Bishop (baixo e backing-vocals), junto com o batera Chris McConville. Um power-trio de preza. O som é fantástico, uma fusão de power-pop, mod-rock e indie-pop. Músicas super simples e pra lá de boas. Nos remete a bandas indie-pop espanholas, The Who e Velvet Crush. Uma beleza. Comprei o cd-r demo. Como pode uma banda tão bacana como essa não ter contrato com gravadora sendo que tem tanto lixo por aí que tem? Fique ligado nos próximos shows: www.thebishopsband.com

THE PISTOLAS: Ô coisa ruim. Que merda de banda. Vi duas músicas e (advinha?) fui para o bar pedir mais uma pint. Imagina uma mistura de Foo Fighters (argh!) com Bon Jovi (argh!!!!!!) e você chega perto. Bando de posers otários. Merecem pistolas no meio do cú. 

POPE JOAN: Calem a boca desses filhos-da-puta! Eu pago. Que passa? Neguinho agora quer seguir modinha e ser o novo Interpol?? Essa banda não tem um pingo de personalidade. O The Bishops é legal porque fazem um som vindo do coracão. Percebemos isso. Sentimos isso. Já o Pope Joan prefere seguir a moda, fingir ser cool, se vestir de ternos e gravatas e tentar ser a mais nova sensação art-rocker. Imitação barata de Bloc Party. Plágio de Ikara Colt. Um lixo.

TURISMO: Outra decepção. Mandavam ver um pop-rock limitado e sem vigor. O que mais me irritou foram as groupies na frente dançando e se esperneando com esse som de merda. Garotinhas lindas, de 18 anos, descobrindo o rock. Vish, tão no caminho errado.

THE PRISCILLAS: O quarteto de garotas The Priscillas fazem parte do novo movimento ‘revival of the 50s rock'n'roll revival', que junto com Vincent Vincent & The Villains, tá fervendo Londres. São devotas de Elvis e garage rock. Um puta som legal! A vocalista tinha um look ‘barbarella', enquanto que as outras meninas estavam de vestidos e cabelón fifties. Uma graca. Musicalmente, lembram o bublegun das Go-Go's, a energia dos Detroit Cobras e o glam rock do Sweet. E se você também pensou nas japinhas The 5 6 7 8's, acertou. Esse show foi para comemorar o lançamento do primeiro single, ‘Gonna Rip Up Your Photograph', lançado somente em vinil 7”. Visite: www.thepriscillas.co.uk/

*** *** ***


BURT IT: guia semanal de faixas essenciais. Faça o download. Já.

The Blue Nile ‘Over The Lights': Essa é a banda mais triste do mundo, e essa música atesta bem o que estou dizendo. A banda existe desde 1981, e lança um disco a cada sete anos. Nunca acabaram, só dão um tempo. Ano passado foi lançado o mais recente. Mas essa faixa é de um LP antigo, o ‘Hats'. Ninguém faz músicas tristes como o The Blue Nile.

The Arcade Fire ‘Neighborhood #2 (Laika)': Definitivamente o Arcade Fire é uma das bandas mais legais da atualidade. Tudo bem que eu falo isso de um monte de bandas, mas porra, é que realmente tem muita banda boa por aí, uma melhor que a outra. Essa faixa é o novo single desse combo-orquestra do Canadá. Uma delícia.

Fischerspooner ‘Just Let Go': Novo single da dupla de New York. Um ótimo electro. Dizem que o álbum é bom. Vamos torcer pra que seja mesmo.

Brendan Benson ‘Spit It Out': O Brendan Benson lançou o segundo disco de sua carreira esse mês, e essa faixa é o primeiro single desse trabalho. Como já era de se esperar, somos presenteados como um guitar-power-pop que beira a perfeição. Genial.

…And You Will Know By The Trail Of Dead ‘And The Rest Will Follow': novo single dos texanos …Trail Of Dead. Continuam no mesmo estilo, explosivo e intenso guitar rock. Ótimo tê-los de volta.

Lady Sovereign ‘Randon': Dizem que ela é a rainha do novo movimento eletrônico Grime, abordado aqui semana passada. Na verdade, se é grime ou não, pouco importa. O que importa é que a Lady Sovereign, assim como Dizzee Rascal, é uma chav MC inglesa que faz hip-hop com umas BATIDAS do caralho. Muito bom. E olha que hip-hop não é meu estilo preferido… Mas aqui eu admito: muito legal. Ouça já.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?