Sunday, June 05, 2005

 

coluna 02 de junho

Hiya.

R u alright?

Voltei da Escandinávia. Londres tá na mesma, só que bem mais quente. Agora o verão chegou. Pena que passa rápido.

Olha algo cômico que aconteceu comigo essa semana, assim que cheguei. Estava discotecando num pub em Islington e já meio que no final da noite, um cara tri-bêbado, abraçado por duas garotas, chegou em mim pra pedir uma música. Básico. O cara fedia pinga que tava foda. Básico. Veio com um papo que sua esposa estava dando a luz a um filho dele naquele momento (ele jurou que era sério) e que ele queria ouvir ‘Heaven Knows I'm Miserable Now' dos The Smiths. Putz… Eis o grande cara-de-pau! Hehe… A mulher dele no hospital sozinha, parindo, e o sujeito num pub muito louco com duas minas, e ainda querendo ouvir ‘Heaven Knows I'm Miserable Now'… É cada uma que me acontece na noite de Londres, viu…

Só espero que no dia que tiver meu filho, eu não tenha o desejo de escutar ‘Heaven Knows I'm Miserable Now'. No final, até toquei a música para o figura, que dançou e cantou de braços pra cima...

Bem, a coluna dessa semana têm… err… ah, desce aí e veja você mesmo, vai!

*** *** ***

* O semanário inglês NME publicou na semana passada uma lista com as 50 melhores covers de todos os tempos da história do rock. Tem de tudo um pouco. O mais legal é que normalmente só conhecemos a cover propriamente dita, e quando ouvimos a versão original, bate aquela supresa. Ainda há aquelas músicas que ficaram super famosas com um artista e a gente jurava que era composição própria desse artista, mas é cover, como é o caso das covers “Walk On By” dos The Stranglers e “Mrs Robinson” dos Lemonheads. O meu destaque vai para Langley Schools Project, que fez a cover mais linda de todos os tempo com “God Only Knows ” dos The Beach Boys. Confira a lista completa:


01. JEFF BUCKLEY “Hallelujah”
(versão original Leonard Cohen)

02. JOHNNY CASH “Hurt”
(versão original Nine Inch Nails)

03. THE FUTUREHEADS “Hounds Of Love”
(versão original Kate Bush)

04. THE SLITS “I Heard It Through The Bassline”
(versão original Marvin Gaye)
05. THE WHITE STRIPES “Jolene”
(versão original Dolly Parton)

06. PET SHOP BOYS “Always On My Mind”
(versão original Elvis Presley)

07. SAINT ETIENNE “Only Love Can Break Your Heart”
(versão original Neil Young)

08. THE CLASH “Police And Thieves”
(versão original Junior Murvin)

09. SID VICIOUS “My Way”
(versão original Frank Sinatra)

10. SINEAD O’CONNOR “Nothing Compares 2 U”
(versão original Prince)

11. TRICKY “Black Steel (In The Hour Of Chaos)
(versão original Public Enemy)

12. GRACE JONES “She’s Lost Control”
(versão original Joy Division)

13. THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE “All Along The Watchower”
(versão original Bob Dylan)

14. RYAN ADAMS “Wonderwall”
(versão original Oasis)

15. PATTI SMITH “Gloria”
(versão original Them)

16. TATU “How Soon Is Now”
(versão original The Smiths)

17. NIRVANA “Where Did You Sleep Last Night?”
(versão original Leadbelly)

18. ROBERT WYATT “Shipbuilding”
(versão original Elvis Costello)

19. SOFT CELL “Tainted Love”
(versão original Gloria Jones)

20. GARY JULES “Mad World”
(versão original Tears For Fears)

21. MUSE “Feeling Good”
(versão original Nina Simone)

22. MANIC STREET PREACHERS “Suicide In Painless”
(Theme from the M*A*S*H)

23. DAKAR AND GRINSER “I Wanna Be Your Dog”
(versão original The Stooges)

24. LEMONHEADS “Mrs. Robinson”
(versão original Simon & Garfunkel)

25. OASIS “I Am The Walrus”
(versão original The Beatles)

26. ISAAC HAYES “I Just Don’t Know What To Do With Myself”
(versão original Dusty Springfield)

27. BLONDIE “Hanging Out On The Telephone”
(versão original The Nerves)

28. ELBOW “Independent Women Part 1”
(versão original Destiny’s Child)

29. THE FLYING BURRITO BROTHERS “Dark And Off The Street”
(versão original James Carr)

30. THE STRANGLERS “Walk On By”
(versão original Dionne Warwick)

31. THIS MORTAL COIL “Songs To The Siren”
(versão original Tim Buckley)

32. SHEER TERROR “Boys Don’t Cry”
(versão original The Cure)

33. RAMONES “Needles And Pins”
(versão original The Searchers)

34. RUN DMC “Walk This Way”
(versão original Aerosmith)

35. LITTLE RICHARD “Brown Sugar”
(versão original The Rolling Stones)

36. NIRVANA “The Man Who Sold The World”
(versão original David Bowie)

37. QUICKSAND “How Soon Is Now”
(versão original The Smiths)

38. LE TIGRE “I’m So Excited”
(versão original The Pointer Sisters)

39. REM “Superman”
(versão original The Clique)

40. LUNA “Sweet Child O’Mine”
(versão original Guns’n’Roses)

41. PIXIES “Head On”
(versão original The Jesus And Mary Chain)

42. JOHNNY CASH “The Mercy Seat”
(versão original Nick Cave & The Bad Seeds)

43. SCHNEIDER TM “There Is a Light That Never Goes Out”
(versão original The Smiths)

44. TAVARES “More Than a Woman”
(versão original Bee Gees)

45. LANGLEY SCHOOLS PROJECT “God Only Knows”
(versão original The Beach Boys)

46. JOHNNY CASH “Personal Jesus”
(versão original Depeche Mode)

47. SHIRLEY BASSEY “Light My Fire”
(versão original The Doors)

48. THE WHITE STRIPES “Love Sick”
(versão original Bob Dylan)

49. THE WHITE STRIPES ““I Just Don’t Know What To Do With Myself”
(versão original Dusty Springfield)

50. HOMER SIMPSON “The Joker”
(versão original Steve Miller Band)

Corra já para o SOULSEEK!!!!



*** *** ***

* Será mesmo que os Stone Roses voltarão? Segundo o legendário guitarrista John Squire em declaração para a revista Time Out de Londres, isso é possível. Depois de desentendimentos em público com Ian Brown, parece que o guitarrista quer lavar as mágoas e voltar a tocar com os Roses ao vivo. Cogitou-se primeiramente uma apresentação no festival de Glastonbury no final de junho, mas Ian Brown não quis. Mesmo assim, muita gente aposta num retorno da banda num futuro próximo. Vamos cruzar os dedos e torcer. * Acho bacana o lado ‘humilde' de rock-stars como Johnny Borrell (Razorlight) de pedir ao mundo que trate a pobreza mundial com maior atenção e justiça. Pena que pessoas como o Johnny são raríssimas. Países ricos jamais se importarão com a pobreza. O comportamento que eles têm sobre os países pobres é de ignorar. Mais ou menos como uma madame rica andando de carro no Morumbi e passando por crianças de rua. Fingem não ver. É exatamente assim a visão de políticos e pessoas de ‘primeiro mundo'. Só mesmo vivendo num desses países, no caso a Inglaterra, pra sacar isso.

* Acabar com a pobreza do mundo até 2015? Bollocks.

* Apesar do Oasis ser uma das piores bandas inglesas ever, o título do novo álbum é bacana : ‘Don't Belive The Truth'. É isso aí, nunca acredite na verdade.

* A NME deu nota 8 para o disco do The Tears. Eu não esperava tanto.

* Fique ligado pois as fofuras das Pipettes lançarão um novo single 7” na semana do dia 06 de junho, contando com três músicas: ‘Abc', ‘Judy' e ‘Simon Says'. Não marque bobeira e compre aqui: www.transgressiverecords.co.uk/

* O quarteto pop-rock-shoegazer Wry, oriundos de Sorocaba/SP, mas baseados em Londres, está cada vez mais legal. Fui num show deles semana passada, abrindo para os hype-grungers Subways, e reparei que as músicas estão com uma roupagem mais fresh, cheio de harmonias. Isso só pode ser, além do talento da banda, experiência de gravar com dois produtores/ícones feras da cena rock. Estou falando de Gordon Raphael, fomoso produtor dos Strokes, e Tim Wheeler, líder do Ash. A banda entrou em estúdio para gravar as músicas novas tanto com o Gordon como com o Tim. O primeiro ficou com as músicas mais cruas, e o segundo pegou as mais soft. Ainda não ouvi, mas se me basear pela banda ao vivo, e pela empogação de Mário Bros, líder do Wry, o resultado tá muito bacana. Só para finalizar, minhas músicas preferidas são ‘Sabrina', ‘Come And Fall' e ‘Don't You Ever Call On My Name Again'. Fique ligado, o Wry está em ascensão.

*** *** ***

BURN IT: Essas são as músicas da semana, corra para o soulseek. Agora.

THE ORDINARY BOYS “Boys Will Be Boys”: Primeiro single tirado do novo disco dos Ordinary Boys. A banda se mostra envergada para um lado mais ska & reggae, mas ainda sim com seu som característico: cool indie rock. Recomendo. Fique ligado que o novo trabalho deve ser lançado em breve.

DO ME BAD THINGS “What's Hideous”:Essa banda é o que chamo de ‘over the top', ou, OTT. A princípio não fui com a cara, mas depois vi que se tiver bom humor, dá pra entendê-los e curti-los. “What's Hideous” é um dos singles tirados do álbum “Yes”, que nada mais é que uma coleção de rock espalhafatoso e exagerado, soando como uma fusão de Soundgarden com Joss Stone. Parece piada mas é exatamente assim. O Do Me Bad Things encorpora de tudo um pouco: metal, disco, blues, indie, soul. O resultado é exagerado, ‘overproduced' e muito legal.

TEENAGE FANCLUB “Fallen Leaves”: Tava ontem ouvindo essa música do Teenage com meu irmão e ele me solta naquele tom de irmão pra irmão: ‘putz, o Teenage é a melhor banda do mundo, né?'. Tipo assim, não pude concordar mais com ele. Alguém aí já viu um disco ruim desses caras? Putaquepariu!! É clássico atrás de clássico. “Fallen Leaves” é o primeiro single do novo trabalho e é aquela coisa power-cool-pop que só eles mesmo fazem. Mil vezes lindo.

ARCTIC MONKEYS “Fake Tales Of San Francisco”: Artic Monkeys são quatro moleques de Sheffield que a Rough Trade Shops e a NME declararam ser a ‘hottest band on the planet right now'. Fazem um som que seria o encontro de Libertines, Pulp e Buzzcocks. Essa faixa comprova. Uma beleza. Anote esse nome, vão estourar.

CLOR “Tough Love”: Essa faixa é o b-side do debute single do Clor, já comentado aqui na coluna, e que vem ganhando cada vez mais buzz na cena underground de Londres. São eletrônicos mas ainda sim soam rock. Uma fusão de Pulp, Sparks e Bis.

THE MAGIC NUMBERS “Forever Lost”: Essa música está entre as cinco melhores do ano até agora. Uma jóia pop que ultrapassa os limites da perfeição. Com uma estrutura de três/quatro partes, a canção se desenrola jorrando a mais pura e mágica harmonia, com primorosos vocais boy/girl e leves, geniais linhas de guitarras. Baixe agora e se segure para as lágrimas não cairem… Essa é a banda que vem ganhando cada vez mais fãs devotos aqui em Londres. Não conheço ninguém que não esteja apaixonado pelos The Magic Numbers. A revista Mojo desse mês deu uma classificação para o disco deles assim: ‘instant Mojo classic'. O hype está forte, e a banda merece muito mais.

BRODER DANIEL “Dream My Days Away”: Essa vem da minha recente visita a Suécia. O Broder Daniel é uma das bandas mais importantes do rock sueco e simplesmente não sei como não fizeram sucesso pelo UK, já que cantam em inglês possuem potencial de sobra. Lançaram vários álbums do começo dos anos 90 pra cá e essa faixa está no clássico e fenomenal álbum ‘Forever', datado de 1996. A música espelha bem o astral do disco, uma mistura de glam, indie e climas épicos. Brilhante. Prato cheio pra quem gosta de Suede, Manics, Bowie, Pulp, Roxy Music e toda essa linha brit-rock.

DORIS “Beatmaker”: Outra belezura que peguei na Suécia. A Doris é uma diva dos anos 60 no país, mas canta em inglês, pra variar. A praia aqui é vintage soul & rock, folk & jazz, na lina de Dusty Springfield e Aretha Franklin. O hit ‘Beatmaker', super up-beat, está no álbum ‘Did You Give The World Some Love Today Baby', lançado em 1966. Recomendo total. Pure Groove!!

THE SUBWAYS “Rock'n'Roll Queen”: Segundo single major do trio explosivo The Subways. Mais uma porrada indie-grunge com ótima pegada e estilo. São moleques mas mandam um puta som! Altamente recomendado.

LEAVES “The Spell”: O Leaves surgiu diretamente da Islândia em 2003, mandando ver a mesma linha de bandas como Coldplay e Travis, ou seja, sensitive-pop-indie. Lançaram um bonito debute LP e agora estão de volta com esse novo single, que tá da mesmo jeito: fofo, épico e delicado. Uma boa canção.

THE WHITE STRIPES “Blue Orchid”: a dupla weirdo Meg & Jack White voltam a estourar aqui na Inglaterra. Esse é o primeiro single do novo álbum. Pelo que ouvi dizer, essa é uma das poucas faixas no disco com guitarrão e punch rock, pois o resto é tudo balada com piano e violão. Vou te falar, ‘Blue Orchid' tem uma puta vibe legal, up-beat, tosca, com Jack cantando em falsetto e tudo mais. Irresistível. E olha que nem sou um dos maiores fãs de White Stripes. Dizem que vão tocar no Brasil... é? Legal.

THE TEARS “Lovers”: Meu querido The Tears não pára de tocar nas rádios daqui. Não é pra menos. Com o ultra-hit e futuro single ‘Lovers', que rádio não iria tocar? Essa música pega a vibe clássica dos trabalhos solo de Bernard Butler (a produção é a cara do Bernie) e injeta o estilo Suede-Brett Anderson nela, nos presenteando com um hit de pista sensacional, uma faixa bastante ‘pra cima'. Eu gosto muito, e você? E o solo de guitarra então?! Vish, dá até um frio na espinha de tão BOM que é...

MOBY “Spider”: O Moby lançou há uns dois meses atrás um novo trabalho, que nem ouvi inteiro, pra ser sincero. Mas posso te dizer, a música ‘Spiders' é o segundo single desse lp e meu Deus, que musicão! Refrão epicamente nervoso. Está entre as melhores da carreira do Moby. Pena que, pelo que li e ouvi por aí, o disco não segue bem por essa linha. Oh.


*** *** ***
SEE YOU NEXT WEEK, FOLKS.




***



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?