Thursday, June 16, 2005

 

coluna 09 de junho

Pois é. Depois de quase três meses em Londres, meu irmão Gilberto embarcou ontem de volta a São Paulo. Junto com ele, quilos e mais quilos de LPs, CDs, revistas e demais artefatos pop que ele juntou em sua estadia na capital inglesa. Partiu dizendo que Londres foi uma das experiências mais legais da vida dele, e que terá muita história pra contar. Agora, como vivenciou a cena indie aqui, pensa em ser mais profissional em SP. Ui. Provavelmente montará um projeto de bandas ao vivo por lá. Quem quiser acompanhar as aventuras do rapaz, acesse www.fotolog.net/esquizofrenia ou procure por ele no Orkut. Mas Londres não pára...

*** *** ***



* A Inglaterra vive um dos momentos mais férteis de bandas indie-rock da sua história. É impressionante a quantidade de grupos que surgem e ganham o hype da mídia. E sabe o melhor disso tudo? Quase todas as bandas são boas. Nas últimas duas semanas só se falam de Maximo Park e Arctic Monkeys , dois combos do norte da Inglaterra. O primeiro lançou o álbum de estréia recentemente e foi direto para o topo dos charts britânicos. O disco, intitulado "A Certain Trigger", é o encontro perfeito entre The Futureheads e Pulp, com ecos de The Cure em algumas faixas. Definitivamente, esse cd não tem nenhuma música descartável, todas são muito boas. Já os The Arctic Monkeys lançaram apenas o single 'Fake Tales Of San Francisco', mas o hype em cima deles, através de blogs, fóruns e downloads, está mais do que firme. Como disse, mídia tem ajudado bastante, como a NME, que já carimbou-os com o famoso rótulo 'best new band in britain'. Sei que é clichê e que até mesmo a banda nega, mas os The Arctic Monkeys soam como os Libertines, só que mais engraçado e menos paranóico. A histeria em cima deles deve só aumentar nos próximos meses, fique ligado. www.maximopark.co.uk/
www.arcticmonkeys.com/


* Babyshambles na capa da NME dessa semana. O semanário inglês traz um artigo escrito pelo notório e jovem jornalista Tim Jonze, que passou dois dias com a banda em turnê. O que ele disse sobre a experiência? "Babyshambles is the most chaotic rock'n'roll band in the world". Fora isso, Pete Doherty deu uma entrevista para a rádio Xfm de Londres. Segundo o crazy boy, o álbum, com o possível nome de 'Up The Morning', está finalizado e o próximo single será 'Fuck Forever'. Ainda, sobre sua ex-banda, Pete disse que, exceto os Sex Pistols, o Libertines foi a banda mais manufaturada da história. Afirmou que na época de assinar o contrato com a Rough Trade para o primeiro disco, a idéia era 'vamos pegar as pessoas mais bonitas e fazer parecer o mais Strokes possivel'. Pete declarou também que não pretende retornar com os Libertines e que está muito mais feliz agora com os Babyshambles, se sentindo pela primeira vez que faz parte de uma banda de verdade. Só digo uma coisa, manufaturado ou não, o primeiro disco dos Libertines, 'Up The Bracket', é um clássico absoluto e se 'Up The Morning' dos Babyshambles superar esse disco, que façam estátuas tributos ao Pete pelo mundo afora pois esse cara é um gênio. Resta-nos esperar. By the way, o disco deve vazar para download na internet logo logo.
www.babyshambles.net


* DAVID BOWIE: EXPOSIÇÃO DE FOTOS
No dia 15 de Junho será aberta uma nova exposição de fotos de David Bowie aqui em Londres. Com o nome de DAVID BOWIE: PIN UP, o evento traz uma retrospectiva da carreira do camaleão do rock, com fotos raras, algumas delas jamais conhecidas pelo público. Entre as fotos, há 'snaps' tirados por conhecidos fotógrafos do rock, como Terry O'Neill, David Bebbington, Mick Rock e Andrew Kent. Essencial para fãs de rock e obrigatório para fãs do Bowie. A exposição vai até o dia 13 de agosto. Redferns Music Picture Gallery

Redferns Music Picture Gallery
Endereço: 3 Bramley Road, W10 6SZ
Horários: Segunda-Sexta 10am-6pm / Sábados 12-5pm
www.redferns.com


* Como não chorar ouvindo as músicas "Judy (Wotcha Gonna Do?)", "ABC" ou "Your Kisses", das The Pipettes ? Não sei. Baixe já essas músicas. >> www.thepipettes.co.uk


*** *** ***

BURN IT: essas são as músicas recomendadas na coluna dessa semana. Vale muito apena baixar e conferi-las.

TELEPOPMUZIK "Brighton Beach":
Esse é o tipo de música eletrônica que mais me cativa. Sutil, melódica, triste e repleta dos mais variados barulhinhos e blips. O Telepopmuzik é um trio da França e acabaram de lançar o segundo disco, com o nome de 'Angel Milk', onde encontramos "Brighton Beach", uma faixa excepcionalmente bela.

SLEATER-KINNEY "Rollercoaster": O trio de garotas americanas The Sleater Kinney lança seu sétimo álbum da carreira, um verdadeiro masterpiece. A música 'Rollercoaster' tá nesse disco. Guitarras dilacerantes e vocais intensos. Power-heavy-rock de primeira.

THE CRIBS "Things Aren't Gonna Change": Opa! Hoje, quinta feira 09/06, o The Cribs toca no The Garage aqui no norte de Londres. Eu vou. Uma das coisas mais contagiantes do cenário indie atualmente, já abordado aqui na coluna várias vezes. Essa faixa é do novo disco 'The New Fellas', que será lançado semana que vem aqui na Inglaterra. Obrigatório.

THE DEPARTURE "Talkshow": O The Departure surgiu ainda no ano passado e após três singles, devem lançar o primeiro disco muito em breve. A música 'Talkshow' está nesse trabalho, e segue a linha 80's art-rock, nos lembrando Franz Ferdinand e Joy Division. M83 "Teen Angst": Esse é o segundo single tirado do maravilhoso álbum 'Before the Dawn Heals Us', lançado esse ano pela banda francesa M83. Parece um filme recheado de efeitos cinematográficos. Uma explosão shoegaze, com sensibilidade e climas épicos.

NEILS CHILDREN "Always The Same": O trio explosivo Neils Children, de Londres, nos presenteia com um som punk-dark, pesado e com vocal marcante. É uma fúria punk-psicodélica. Esse é o novo single e tá no disco 'Change / Return / Sucess'. Foi lançado pela Poptones, gravadora de Alan MacGee. O vinil 7" do single é branco.

SAINT ETIENNE "Side Streets": Eis aí o Saint Etienne de volta! Me digam com sinceridade, existe banda mais cool que o Saint Etienne? Não consigo me lembrar de nenhuma. Em 'Side Streets' estão bossa-nova chique, pra gente ouvir tomando champagne na beira da piscina. Sarah Cracknell tem uma das vozes mais bonitas de sua época. Um luxo.

SONS AND DAUGHTERS "Dance Me In": Primeiro single tirado do debute álbum do Sons And Daughters, de Glasgow. Mandam ver um rock'n'roll dark, meio blues, com vocal feminino e refrões marcantes. Um grande torpedo para pistas de dança, nos remetendo a Pj Harvey.

EMBRACE "A Glorious Day": O Embrace volta com novo single, ainda do álbum número um 'Out Of Nothing'. Uma bonita balada, na mesma praia do Coldplay. A edição vinil 7" desse single vem com o vinil laranja, muito fofo.

JOY ZIPPER "You're So Good": Esse é o primeiro single do novo disco da dupla Joy Zipper, de New York. Nos remete a Dandy Warhols ou Elastica, só que mais pop. Há um cheiro de 90s aqui. Muito boa.

EL PRESIDENTE "100 Mph": El Presidente é um quinteto de Glasgow e essa faixa é o segundo single deles. É meio 60's pop, com pitadas de Electric Six. Recomendo.

EMILIANA TORRINI "Heartstopper": Essa canção está no segundo disco da Emiliana Torrini, e é super intimate, ao mesmo tempo que up-beat. Seria como se o Portishead fosse uma banda folk. EDITORS 'Munich'. Primeiro single da banda Editors, uma fusão de Interpol e The Bravery. Bacana. Devem lançar um segundo trabalho em breve.

*** *** ***

marcio_custodio1980@yahoo.com.br



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?