Tuesday, July 12, 2005

 

coluna 07 de julho

* Oi, alguém aí também achou engraçado os comentários do presidente da França sobre a comida inglesa, ou foi só eu? No começo dessa semana o tiozinho Jacques Chirac soltou a língua contra os ingleses, e claro, a primeira coisa que disse foi falar mal da comida da Inglaterra, a terra dos 'fish and chips', alegando que aqui tem a pior cozinha do mundo. Bem, não posso deixar de concordar com ele, pois realmente, aqui na Inglaterra se come muito mal, na minha modesta opinião. Não digo os pratos ingleses e os chefs de cozinha, que tem lá sua originalidade, mas sim da qualidade da comida, a comida que a gente compra no supermercado, sabe? Tudo muito artificial, quimicamente produzido e surrado de conservantes. Se quiser algo orgânico, paga-se bem mais caro. Dureza. Que saudade da minha padaria no Brasil!


THE DECEMBERISTS
Vocês já devem ter percebido que não passo de um fuçador de bandas obscuras que toda semana me apaixono por uma diferente. Mas enquanto algumas bandas chegam e saem do meu caminho em questão de dias, outras ficam por mais tempo. Já cansei de falar do The Decemberists aqui na coluna, mas sou obrigado a falar de novo, não porque a mídia inglesa está dando alguma atenção pra eles, muito pelo contrário, mas porque o cd 'Picaresque', terceiro trabalho da banda, não sai do meu tocador de cd e daqui a pouco vai furar de tanto que ouço. O The Decemberists é um quinteto de Portland, EUA, e 'Picaresque' é uma excelente coleção de canções pop-folk, regada a sublimes climas orquestrados, e que todo fã de Belle & Sebastian, Fairpop Convention e Divine Comedy merece se apaixonar. Os temas das músicas são novelistas e escritores históricos, aliados a prostitutas vitorianas e michês contemporâneos.


* Semana passada a explosiva e deliciosa banda Be Your Own Pet, falada aqui neste espaço, teve um show cancelado em Londres pois seus integrantes eram todos menores de 18 anos, e no lugar que tocariam era proibido a entrada de menores. Que lindo. Será que isso já aconteceu alguma vez na história do rock?


* Advinha?! A dupla The White Stripes está na capa da revista Mojo, com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro como paisagem de fundo e a headline 'Brazil Tour Exclusive". Cool. Li a matéria, ótima por sinal, e fiquei com muita vontade de comprar o novo disco deles, 'Get Behind Me Satan". E olha que eu já tava de saco cheio de tanto hype. Mas me relacionei muito com o conceito desse disco e com o espírito da banda. Jack White diz que muita coisa deu errado na sua vida nos últimos anos, que depois que ficou famoso perdeu muitos amigos e muita gente tenta foder com ele. Sentiu que a coisa estava sinistra quando tudo dava errado literalmente no início das gravações do novo álbum.

Depois começou a se interessar por santos e espiritismo, a teoria das coincidências começou a rolar e ele viu que estava no caminho certo, passando por cima de todos os problemas. Vale muito a pena ler essa matéria, especialmente pelas várias referências ao Brasil, e de como foram os shows do The White Stripes por lá. O parágrafo clássico do artigo eu decidi até traduzir aqui na coluna: 'Certamente, a decisão de começar a promover o álbum Get Behind Me Satan na América do Sul, tocando em países que bandas de rock raramente se apresentam, diz Jack, foi um desejo de tocar fora da zona de conforto deles, fora do 'Little Room' deles. "Pedimos para nosso agente de turnê para encontrar lugares aonde ninguém toca", confessa Jack no camarim do Teatro Amazonas. " Provavelmente essa é a primeira turnê que não estamos ganhando dinheiro, mas não importa, foi a melhor turnê que já fizemos".'

A revista Mojo é encontrada em qualquer revistaria aqui em Londres. Vale muito a pena ler essa reportagem com os The White Stripes. www.mojo4music.com

E sai pra lá, Satã!


* Alguém aí assistiu o Live 8? O que foi Pete Doherty fazendo um dueto com Elton John para a música 'Children Of The Revolution" do T-Rex????? Bizarro. Pete maquiado, fumando um charuto, foi algo bem cômico de se ver. E Children Of The Revolution era o nome dessa coluna no início, não era? Mas veja abaixo como foi o show dos Babyshambles, dois dias antes do Live 8.



BABYSHAMBLES
Ao vivo no Wireless Festival, Hyde Park, Londres, 31/06

Eu não estava muito excitado com esse show, afinal sempre achei Babyshambles uma banda de palco pequeno e não de arena. Mas lá fui eu. Já vi Babyshambles ao vivo uma porção de vezes. A primeira foi logo quando Pete foi tirado dos Libertines, em agosto de 2004, e ainda tava no ar um lance 'Pete e seus músicos convidados'. A banda não tinha muita forma e ainda tínhamos esperança de que Pete desse uma canja e tocasse algo dos Libertines, coisa que não aconteceu. Foi a primeira vez que tinha ouvido as músicas da banda e me impressionei com a maioria. Parecia Libertines, mas mais surrado e solto, se é que vocês me entendem. E Pete não estava tocando guitarra, agora ele era o só o vocalista e possuia uma performance de palco impressionante. Me recordo muito bem de ter ouvido 'The Man Who Came To Stay" pela primeira vez e ter me apaixonado instantaneamente por ela. Depois desse show, assisti-os no Scala, como turnê do single " Killamangiro" em outubro, e vi que a banda tinha ganhado personalidade, e sua ascensão seria inevitável. A música 'Fuck Forever' começava a ganhar força.

Vem dezembro e a banda faz uma turnê de natal. Pete estava no auge dos seus problemas com crack e heroína. Foi nessa época que ele começou a faltar em shows e se apresentar totalmente chapado a ponto de não lembrar a letra das músicas e ficar deitado no chão gritando. Um certa vez a banda desistiu e saiu do palco, tamanho desgosto que era ver o Pete em tal estado. Nessa turnê peguei-os ao vivo no The Forum, e tive sorte, pois Pete apareceu em grande forma e simplesmente foi um dos melhores shows que vi até hoje. Os hits da banda tinham ganhado sustância, força, a banda inteira estava entrosada e Pete era um monstro. Eu estava muito empolgado. Na mesma semana, os Babyshambles iriam fazer sua despedida de 2004 e tocar no traditional Astoria, centro de Londres. Duas mil pessoas presentes e o que acontece? Pete não aparece e seus fãs destroem o lugar, fazendo uma riot cabulosa. Pronto. A partir daí os Babyshambles começaram a perder o brilho. 1) a baterista Gemma, que muitos consideravam a cara da banda, avisa que não aguenta mais as loucuras do Pete e decide sair da banda.

Assisti o show de estréia do novo batera no The Garage e percebi que alto estava diferente. O swing e sustância não estava lá. 2) Pete começou a namorar a Kate Moss e virou assunto de tablóide e revistas de celebrities toscas. 3) o coitado foi preso porque deu porrada num cara que vendeu fotos dele fumando heroína para tablóides, ficou sete dias na cadeia e teve que pagar 150 mil libras de fiança, tendo ainda que encarar a justiça num processo de agressão.

Pior, ficou sob custódia da polícia e não podia sair de casa depois das 10 da noite e antes das 10 da manhã. Após o final do processo, onde o acusador abandonou as acusações e Pete foi liberado, a banda iniciou as gravações do primeiro álbum.

E aqui estamos nós, junho de 2005, Pete está firme com a Kate Moss, tomando remédios fortes para tirar o vício da heroína e o álbum está gravado, com a banda se apresentando ao vivo regularmente. O show de hoje à noite não estava prometendo, como disse, por ser numa arena gigantesca. Pior, uma chuva desgraçada começa a cair pouco antes da banda subir ao palco. Mas advinha? Pete está atrasado. Depois de CINQUENTA minutos de atraso, ele chega. Beleza, o público se esperneia. Eu fico meio puto. E molhado. Começam com 'The Man Who Came To Stay". PUTAQUEPARIU! O que aconteceu com o som da banda? Cadê o fluxo? Cadê o brilho?

As faixas estão sem sustância, Pete, apesar de, como sempre, estar com uma performance de palco impecável, canta mal. Muito mal. As músicas não tem fluido, parece que acabaram de compôr e estão ensaiando-as pela segunda vez. Agora sei porque a NME, que sempre idolatrou Pete, falou mal do show deles no Glastonbury. A banda se perdeu, definitivamente.

Um cara da platéia grita: 'Pete, you fucker, você está atrasado!!!'. Pete faz uma cara irônica e responde 'eu sei, é que nesse parque tá cheio de polícia, e tive que vir desviando delas'. Ele sempre teve bom humor. Mas e o som explosivo e mágico dos Babyshambles, para onde foi?? Tudo está ruim nas músicas, e sinto que não problema técnico, e sim com a banda.

Tem uma canção deles que se chama 'Do You Know Me?' e que tem uma vibe reggae maravilhosa, na linha de 'Guns Of Brixton' do The Clash. Essa é uma das minha músicas favoritas dos Babyshambles desde o início e justamente nessa faixa Pete convida um cara pra cantar com ele, que foi apresentado como 'O General', para nós. O sujeito tem barba comprida, tem uns rasta no cabelo, está vestindo um sobretudo e tem toda pinta e ser um dos traficantes de Pete. Não é de hoje que ele convida seus traficantes para dar uma canja com ele no palco. Essa musica é a única que se saiu bem. O resto, de
'Kilimanjaro' a 'Fuck Forever', foi um emaranhado de barulho tosco, vazio e constragedor. Após 25 minutos, seis músicas tocadas, a produção do festival resolve acabar com a palhaçada e os tira do palco. O público vibra, mas, francamente, não deveria. O que aconteceu com os Babyshambles? É a pergunta que está na minha cabeça. Será que é a falta de heroína? Será que são os remédios que deixa Pete baqueado? Será que é a Kate Moss que está influenciando? WHAT BECAME OF THE LIKELY LADS? Esse show foi muito desapontante e espero que o álbum fique longe disso.


*** *** ***


BURN IT: Faixas espertas para pessoas mais ainda. Soulseek nelas! Bandas novas, músicas novas. Às vezes clássicos também. Just listen it!

THE LONG BLONDES "Appropriation (By Any Other Name)": Mais uma ótima banda de Leeds, UK. O The Long Blondes está ganhando o hype da mídia graças a seus ótimos shows e ao terceiro single, o deliciosamente charmoso " Appropriation (By Any Other Name)" que soa como uma fusão de Elastica com The Smiths. Apropriado para
baladas indie.

MYSTERY JETS "On My Feet": Outra banda que está causando furor na cena rock inglesa. A NME adora. Lançaram o primeiro single essa semana, com uma sonoridade meio The Coral, só que mais esquisito. Os shows são verdadeiros cultos psicodélicos.

OUT HUD "It's For You": O Out Hod é um projeto dos caras que tocam com o !!!, e lançaram o álbum Let Is Never Speak Of It Again esse ano por aqui, reunindo os mais variados beats. Às vezes é disco, outras vezes parece acid-house, ou electro, ou techno pop. "It's For You" é fresh, bombada, com uma pitada New Order. Se joga.

BECK "Girl": Novo single do Beck, que está no aclamado novo álbum. Simplesmente está entre as melhores coisas que ele ja fez até hoje. É o Beck de volta a boa forma, minha gente. Sorte nossa.


LOUIS XIV "Hey Teacher": Os rockers Louis XIV são de Los Angeles, EUA, e lançaram o primeiro disco recentemente em terras ianques. Mandem ver um rock com estilo, tirando referências de nyc rock'n'roll, poodle-rock e glam, tudo encaixado na medida certa. " Hey Teacher" prova isso.



marcio_custodio1980@yahoo.com.br





***



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?