Wednesday, July 27, 2005

 

coluna 21 de julho

“Babyshambles em crise!”

Essa é a manchete de capa da NME dessa semana. Pete Doherty e sua banda estão a beira de implodirem chão abaixo, assim mesmo como aconteceu com os Libertines. A banda cancelou a turne do single 'Fuck Forever' que iria comecar nesse mês, e o lançamento do single foi adiado pela segunda vez. Fora isso, a reportagem diz que ha rumores que Pete despediu o resto da banda. Todos os outros integrantes e seus agentes recusaram a comentar o assunto para a NMEmas fontes próximas do grupo dizem que Pete ficou puto com o remix da música 'Fuck Forever' feito sem ele estar presente nas gravações.

A banda não fala com Pete a mais de uma semana. Antes disso, como de costume, Pete não apareceu em algumas apresentações, incluindo shows de abertura para o Oasis. Os fãs estão ficando cada vez mais decepcionados com a falta de comprometimento da banda. A questão agora é, quando afinal o álbum será lançado? Ninguém sabe. A NME ouviu algumas faixas e diz que são menos lo-fi do que se imagina, com nenhuma faixa soando igual as outras, indo de loucuras psicodélicas como 'Wolfman' até a linda balada acústica 'Bollywood to Battersea', passando pela doidera druggy 'Piper McGraw'. Outras faixas tem uma vibe reggae, como presenciamos ao vivo. Ha também uma grande variedade de instrumentos em diversas faixas, como gaita, hammond organ e melódica. Resta saber quando, ou se iremos ouvir essas músicas.

Fique ligado nesse espaço para mais notícias da saga dos Babyshambles.

Na coluna dessa semana você vai ler como foi o show do The Features em Camden Town e tambem uma ótima pesquisa de opinião feita pelo jornal The Observer. Vai nessa...

*** *** ***

WHAT BRITAIN IS LISTENING TO?


No último domingo, o jornal inglês The Observer publicou uma matéria com várias pesquisas de opinião, com a finalidade de explorar a fundo a relação da sociedade britânica com a música. Em tempos em que a humanidade esta fissurada em “big brothers” e outras porcarias na TV, é de surpreender que para 36 % dos britânicos, música é a coisa mais importante da vida, ditando amigos, moda, atitude e a escolha de drogas. Eu sempre achei que a Inglaterra se importava mais com música. Até mesmo um artista como Brian Wilson admite isso.

E só numa pesquisa dessa é que vemos quão importante a cena mod foi, ou ainda é. Um total de 20% das pessoas entre 45 e 54 anos dizem que foram mod em alguma fase da vida. Essas são apenas algumas das inúmeras pesquisas abordadas na reportagem. Achei legal também o estilo indie ser realmente abordado como um gênero musical de fato, ao lado de pop, rock, reggae, opera e etc.

Vou colocar aqui na coluna as que eu mais gostei e as que eu mais me surpreendi. Saca só.

>>> Qual dos comportamentos a seguir melhor reflete sua atitude pessoal para com musica?
36% > Sou apaixonado por musica e eh uma das coisas mais importantes da minha vida.
54% > Gosto de musica mas posso viver sem.
09% > Particulamente nao me importo muito em ouvir musica.
01% > Nao gosto de musica.

>>> Qual a seguir eh seu tipo de musica favorito?
Pop 27%
Rock 19%
Dance (Tecno, House, Drum’n’Bass) 11%
Soul 11%
Country 10%
Hip Hop / Rap 9%
Classico 8%
Indie 7%
Reggae 5%
Jazz 4%
Heavy-Metal 3%
World 2%
Folk 2%
Opera 1%
[nota do colunista: Veja que Indie eh mais popular que reggae e heavy-metal!!]

>>> Qual formato eh a maior proporcao em sua colecao de musica?
CD 76%
Vinil 11%
Fitas k7 8%
MP3 5%
Minidisc 1%

>>> Qual dos albuns a seguir voce tem em sua colecao?
31% > Michael Jackson “Thriller”
25% > Oasis “(What’s the Story) Morning Glory”
23% > The Beatles “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band…”
23% > Scissor Sisters “Scissor Sisters”
22% > Simon & Garfunkel “Bridge Over Troubled Water”
22% > The Beatles “Revolver”
10% > The Stone Roses “The Stone Roses”
09% > The Clash “London Calling”
06% > Van Morrison “Astral Weeks”
[nota do colunista: 10% da populacao britanica possui o primeiro album dos Stone Roses, isso eh lindo!!]

>>> Qual em sua opiniao eh a melhor decada para a musica?
40’s > 02%
50’s > 08%
60’s > 28%
70’s > 20%
80’s > 20%
90’s > 15%
00’s > 12%

>>> Voce eh, ou ja foi, membro de alguma das tribos urbanas abaixo?
Clubber 10%
Mod 8%
Hippie 4%
Rocker 4%
Punk 4%
Rapper 4%
Teddy Boy 4%
Metaleiro 3%
Skinhead 3%
Gotico 2%
Glam-Rocker 2%
Soul Boy 2%
Beat 1%
Outro 1%
[nota do colunista: Aeee!!! Os Mods ganharam dos Rockers!!!! Mods em segundo lugar, da pra acreditar?? :-)]

>>> Se voce fosse permitido a apenas uma das coisas a seguir, qual que escolheria?
47% > Assistir TV
35% > Ouvir musica
18% > Ler livros

>>> Voce devota seu tempo (a) sentando e ouvindo musica, ou (b) ouve musica como barulho de fundo?
(a) 33%
(b) 67%

>>> Onde voce ouve musica?
73% Em casa
21% A caminho ou voltando do trabalho
09% No trabalho, com fones de ouvido
02% No trabalho, num radio coletivo

>>> Voce alguma vez ja fez amigos ou conheceu um parceiro atraves do gosto comum por um determinado estilo musical?
Sim 31%
Nao 69%

>>> Seu gosto por musica alguma vez ja contribuiu para comprar uma determinada peca de roupa?
Sim 27%
Nao 73%

>>> Voce alguma vez ja fez alguma das coisas a seguir?
21% > Gravou uma fita ou cd para um amigo
11% > Foi membro de uma banda
07% > Tocou como DJ
03% > Dormiu com um pop-star
65% > Nenhum

Mais fatos:
29% dos Londrinos ouvem musica enquanto transam.
22% dos escoceses ja tomaram algum tipo de droga pra aumentar o prazer para escutar musica.
59% dos escoceses dizem que ja foram membro de uma tribo urbana
20% das pessoas entre 45 e 54 anos dizem que ja foram mod em alguma fase da vida

Fonte: Jornal The Observer
Link: www.guardian.co.uk


*** *** ***

THE FEATURES
Ao vivo no Lock 17, Londres, 11/07


O Lock 17 fica localizado em Camden Lock, uma área de Camden Town - bairro do norte da capital inglesa - super legal, com canais, barcos, bares e lojas. O concerto estava marcado para as oito da noite. Cheguei por volta desse horário e a luz do diz ainda estava presente. Como de costume, teriam duas bandas de abertura. A primeira era uma bosta e merecidamente tocou pra quase ninguem. Barulho disensavel e molecada se achando ‘rocker 4 real’. Isso é uma coisa que não suporto e está cheio aqui em Londres. Já o segundo grupo infelizmente se apresentou para umas 20 pessoas. Se chamam Louie. Como sou azarado, foi a segunda apresentação que encarei deles nos últimos dois meses, pois já os vi abrindo show das Pipettes antes. Dois vocalistas pulando e se achando os gostosões, cantando feito otários sob um punk rock chato e datado. Teve uma parte que comecaram um som roubado descaradamente um riff clássico do Iron Maiden que foi o cúmulo do ridículo. Putaquepariu!!, que grande cara de pau. Foi um plágio mais ou menos tão feio quanto o Jet chupando ‘Lust For Life’ do Iggy Pop naquele hit deles. Ainda bem que sou ex metaleiro e soube pegar o crime no ato. Devido aquela incompetência de som e atitude de babaca que era o Louie, fui para o lugar mais longe do palco aguardar real o motivo pelo qual estava la: The Features.

Opa, banda americana é mais difícil de ser ver aqui, por isso não podia deixar de conferir o The Features, de Tenessee. OS caras estão numa mini turnê por terras britânicas para promover o formidável álbum ‘Exibit A’, lançado aqui no começo do ano. Eu sabia que assim que a banda subisse ao palco e o vocalista começasse a despejar aquela voz inconfundível, uma sensação de prazer tomaria conta de mim. Rock’n’roll! E foi isso que aconteceu. Junto vinham as guitarras nerds e o teclado mais nerd ainda. Foram tocando o disco inteiro, faixa a faixa. E a platéia, formada em sua maioria por garotas, pulava de felicidade. Gostei de ‘Situation Gone Bad’. O single ‘Blow It Out’ foi uma das que balançou o lugar. Incrível, todo mundo estampando um puta sorriso no rosto. Eu tava nessa também. O conjunto manda um rock a la Weezer do album azul, com um gancho stadium-rock, meio hard-rock.

Ouvindo o disco e vendo o show, a impressão que temos eh que isso é apenas rock, como deve ser, simples e excitante. Matthew Pelham, vocalista, guitarrista e líder da banda, deu conta do recado, tocando do jeito que tinha que ser tocada as músicas, esbanjando energia e jovialidade. E seu vocal dramaticamente cantado foi a marca. Sairam para jogar água no rosto e voltaram em seguida, tocando o single explosivo ‘Leave It All Behind’, que era a faixa que eu mais estava esperando. E tirando como exemplo o pula-pula do público, acho que não era só eu que gostava dessa música. O mais legal foi o refrão, gritado, solto, todos pulando e se divertindo a beca. Putz, é nessas horas que vemos, como é bom um show de rock. Tocam mais uma e se despedem. Saem do palco, só para retornarem mais tarde e se juntarem timidamente com os fas no bar, que faziam os último pedidos no balcão. Como é bom um show de rock. The Features, they ROCK!


*** *** ***


BURN IT: musicas da semana!

HOT HOT HEAT “Middle Of Nowhere”:
Novo single dos canadenses Hot Hot Heat e sem dúvida uma das melhores faixas do último álbum deles. Isso é o que chamo de guitar-pop puro e perfeito.

THE CHALETS “Feel The Machine”: Esse combo está se destacando na cena indie inglêsa. Fazem um som que poderiamos dizer que é a fusão de casio-pop com 80’s new wave. São duas vocalistas, que cantam sobre teclados fofos e guitarras a la Blondie e B-52’s. ‘Feel The Machine’ é o primeiro single a ser tirado do álbum de estréia, que será lançado em agosto por aqui. Fique de olho neles.

THE RAVEONETTES “Love In a Trashcan”: O duo Noruegues The Raveonettes, composto pela lindona Sharin Foo e seu amigo Sune Rose Wagner estao de volta com novo álbum, e novamente cantam sobre prostitutas baratas, filmes dos anos 50, drogas e crimes. É um mundo pra lá de SLEAZY. Dessa vez o disco não feito com base no acorde B menor, como no trabalho anterior. Foram um pouco mais abrangentes, e no lp novo tem de baladas country ateh faixas synth-pop-rock. ‘Love In a Trashcan’ é o primeiro single, ótimo, confira!

MAXIMO PARK “Going Missing”: A cada dia que passa o Maximo Park sobe no meu conceito. Se você procura por um esperto elo perdido entre Gang Of Four e Pulp, ouça já Maximo Park. ‘Going Missing’ é o terceiro single tirado do debut album ‘A Certain Trigger’, e ataca com artilharia da mais pop. A letra é cortante: ‘I put my hand across my chest and dream of you with someone else’.

EDITORS “Blood”: Mais uma banda que tem influência do rock inglês do final dos 70, começo dos 80. Meio Joy Division, Echo & The Bunnymen e afins. Os Editors se dão bem aqui. ‘Blood’ é o segundo single do disco de estréia deles. Recomendo.

CLOR “Outlines”: O disco de estréia do Clor foi gravado na cama do vocalista e lider da banda Barry Dobbin, no sul de Londres, e soa como um mix de Devo com Pulp, com boas colheradas de Talking Heads, Pavement e kraut-rock. Foi uma das coisas mais fresh que ouvi esse ano, e por isso gosto tanto dessa banda. Confira o segundo single ‘Outlines’ e tire a prova.

THE WHITE STRIPES “My Doorbell”: Simplesmente adorei o segundo single do White Stripes para o disco ‘Get Behind Me Satan’. Essa música é genial, Jack e Meg White estão mais do que inspirados. Com roupagem exótica, crua e engraçada, essa é uma das músicas do ano. E olha que nem sou muito fã da banda…

KEREN ANN ‘La Forme Et Le Fond’: Keren Ann é uma cantora francesa, que recentemente se mudou para NYC para gravar seu segundo disco. Cantando em francês e ingles, o álbum é uma peróla pop do começo ao fim, recheado de climas trip-hop, chill-out, folk e afins. ‘La Forme Et Le Fond’ é inteirinha cantada em francês, e é meio como se o Air tivesse uma garota como vocalista e tocassem compositors da Hope Sandoval. Fino. Lindo. Eu estou simplesmente apaixonado pelo disco ‘Nolita’. Baixe já.

NOBODY “What Is The Light”: Nobody é um projeto do dj e produtor Elvin Estrella, e faz uma fusão de hip-hop, funk e eletrônica com roupagem super atual. O álbum ‘And Everything Else’ é uma das melhores coisas que ouvi esse ano e é la que tem essa fantástica cover dos The Flaming Lips. Quem não se tocar com essa versão é porque nao tem coração. Até rimou…. Soulseek já, mano!


*** *** ***


MARCIO CUSTODIO
marcio_custodio1980@yahoo.com.br





***



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?