Wednesday, August 03, 2005

 

coluna 28 de julho

Londres esta frenética. Depois da tentativa de um segundo atentado terrorista aqui na capital inglesa, as pessoas estão de fato mais apavoradas. Mas o que realmente ficou claro é o maior numero de policiais e bicicletas nas ruas. Impressionante. Eu to no segundo escalão, até porque sempre achei o transporte coletivo de Londres uma grande lerdeza. E tambem porque minha barriga agradece… ;-)

E o brasileiro morto pela policia?! Que horror! O rapaz simplesmente estava no lugar errado na hora errada. Agora, alguem me diz peloamordedeus por que o moço correu da policia?? Enfim, um trágico mal entendido.

Essa semana trago as últimas do crazy boy Pete, mais a volta do grande Franz Ferdinand, além das músicas da semana e etc. Se liga ai!

*** *** ***

AS ULTIMAS DO PLANETA PETE


A crise dos Babyshambles se afunda. Semana passada a banda não compareceu em dois shows marcados, e agora podem enfrentar um processo legal dos organizadores. Um show era no festival Big Gay Out, em Londres, o outro num evento em Berlin.

Ninguém da banda, nem seus agentes, quiseram comentar o caso. Pete não da entrevistas pra ninguém.

Ainda, rumores começaram a circular nos tabloids aqui de UK que Pete e seu infame manager James Mullord sairam na porrada. Ambos não estariam mais trabalhando juntos. Ninguém confirma.

O que é certo é que, de acordo com traditional jornal londrino Evening Standard, Pete levou uma surra de uma gang de seis somalianos na sexta feira, dia 22, em Kentish Town Rd, coincidentemente a avenida principal do meu bairro aqui no norte de Londres. Pete estava andando com um amigo quando, do nada, a treta começou. Ele levou socos e chutes na cara e correu para pedir socorro numa loja de conveniência. Pra mim isso é treta de droga, coisa típica do Pete. Coisa típica de junkie pra lá de problemático. A policia foi chamada e ocorrência foi feita, mas ninguém foi preso.

Ah, e parece que o relacionamento dele com a Kate Moss foi por água abaixo. Já era. Kate disse para o Standard: “Não posso passar dia e noite me preocupando com Pete. Ele desaparece do nada e não dá notícias, fico sem saber dele por dias. Ele nunca me ouve. Ele não se importa comigo. Já discutimos bastante por isso. Estou exausta. Ou ele muda o estilo de vida dele ou já era”.

Isso tudo só ilustra o que ele sempre disse que era: auto destrutivo. Entre death e glory, ele é a death. Se você, como eu, foi ingênuo e um dia acreditou que o barco iria deslanchar com os Babyshambles, tire seu cavalo da chuva, pois pelo que parece a banda implodiu chão abaixo.

Bem que eu senti que tinha algo errado no show que vi da banda a cerca de um mês atrás, no Wireless festival, devidamente resenhado aqui na coluna. Tudo estava uma grande ‘mess’.

No final das contas, olha só o que o Pete teve e jogou fora: The Libertines, Babyshambles e Kate Moss. Não é pra qualquer um, né? Será que ele ainda tem fãs? Acho que sim. Mas a paciência de muita gente esta chegando ao fim. O problema é que as pessoas pensam que Pete vai finalmente se dar bem e sua música atingir o mainstream, mas o cara vai lá e acaba com tudo. O lance é: não confie mais nele. Só assim para não se desapontar. Talvez assim ele possa se dar bem…


*** *** ***

A VOLTA DO FRANZ FERDINAND

“Nosso novo álbum? é algo que voce nunca ouviu antes.”


Essa é a manchete da matéria com o Franz Ferdinand que está na NME dessa semana. Em Janeiro de 2004, os Franz apareceram na capa da NME com a headline ‘Essa banda mudará sua vida’. Muita coisa aconteceu. A banda lançou quatro singles, entre eles o avassalador ‘Take Me Out’, ganhou diversos prêmios e lançou um belíssimo álbum de estréia, chamado apenas ’Franz Ferdinand’, que vendeu mais de três milhões de cópias pelo mundo. Agora, em julho de 2005, o semanário inglês diz que o Franz Ferdinand vai mudar nossas vidas… de novo!

A banda passou a primeira metade do ano gravando o segundo disco, que, se tudo ocorrer bem, será lançado em outubro desse ano. Os possíveis nomes para o álbum são ‘The Second Album By Franz Ferdinand’ ou apenas ‘Franz Ferdinand II’. Quem ouviu, diz que é tão bom quanto o primeiro, se não melhor. Ah, e como no primeiro álbum, onde a arte das capas dos singles e disco foram feitas sob um esquema de três cores características (creme, laranja e marron), nesse novo trabalho esse detalhe tambem estará presente, só que com novas cores, verde claro, vermelho e branco. Veja como será a capa:

Essa semana a NME deu capa para a banda, com uma ótima matéria abordando a história do novo LP. A revista ja ouviu seis músicas do disco, e obviamente as resenhou. Com exclusividade, traduzo aqui para a coluna o que a NME acha das novas músicas do Franz Ferdinand. Eu só de ler ja fico excitado… Senhoras e senhores, Alex Kapranos, Nick McCarthy, Bob Hardy e Paul Thomson estao de volta!



“The Fallen”
A faixa comeca com um riff de guitarra meio Zeppelin encontrando ‘Matinee’. A letra fala de destruicao. Sonoramente mais complexo do que tudo que ja fizeram até hoje, é o primeiro de varios momentos ‘rock’.

“Do You Want To?”
Provável primeiro single, é semelhante a ‘Take Me Out’ no sentido de refrão pegajoso (segundo eles essa música não sai da cabeção da redação da NME ha três semanas).

“Walk Away”
Uma balada acustica escrita por Alex Kapranos no Japao enquanto o baixista Bob estava no hospital. é a banda em outro rumo.

“The Outsiders”
Duas músicas juntas. Essa faixa é meio disco e certamente abraça um dos manifestos da banda, que é fazer garotas dançarem.

“Evil And A Heathen”
Com pouco menos de três minutos, essa música é o mais próximo do punk-rock que o Franz já chegou.

“Turn It On”
Outro single potencial. Tem a cara de uma música feita pelo guitarrista Nick.


*** *** ***


THE PIPETTES

Boa notícia para as Pipettes. A banda estilo 60’s-girl-group formada em Brighton, cidade praiana da Inglaterra, acabou de assinar contrato com a gravadora Memphies Industries, mesmo lar de The Go! Team e Dungen. O selo, que também é de Brighton, promete lançar um single no final do ano e um álbum cheio para o ano que vem. Imagina ter num cd so, todas as músicas fofas da Pipettes?? Desde ja o cd mais aguardado pra mim.

So dando um toque, as Pipettes vao tocar ao vivo no dia 1 de agosto aqui ao lado da minha casa, norte de Londres, no club Dirty Water Club. Quem quiser me encontrar, já sabe. Mais informações aqui: www.dirtywaterclub.com/

O que? Você não sabe quem são as The Pipettes??? Oras, visite já os arquivos com as colunas anteriores…

http://bestmusic2004.blogspot.com/

*** *** ***


BURN IT: faixas da semana! Só duas dessa vez porque to pra lá de ocupado nesses últimos dias… sorry.

ARCHITECTURE IN HELSINKI - ‘Wishbone’: Os australianos Archictecture in Helsinki sao, junto com as fofuras The Pipettes, a banda mais doce e fofa da atualidade. Levam o conceito de docura pop ao niveis extremos. A maravilhosa ‘Wishbone’ é um exemplo disso. Sim, por que o mundo pode ser pop. Se terroristas ouvissem isso, com certeza estourariam bolinhas de sabao ao invez de bombas…

ROMULO FROES - ‘Suite’: Romulo Fróes é outro artista brasileiro que estou viciado de uns tempos pra cá. Ele lançou um belíssimo disco em 2004, chamado ‘Calado’, que é meio que bossa-nova-samba dos anos 60 se encontrando com Smog. Perfeito. E é melancólico que vou te falar… uma beleza para ouvir esse disco andando nas ruas cinzentas de Londres e sentir saudade da praça Benedito Calixto em SP, quando eu ia lá comer pastel e procurar discos velhos. A faixa ‘Suite’ é uma das minas prediletas do álbum, com uma frase arrebatadora: ‘O nosso senhor, me faz um favor, me deixa agarrado com a minha dor’. E ele canta isso num tom tão triste e bonito…






*** *** ***



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?