Wednesday, September 07, 2005

 

coluna 01 de setembro

Prometo que vou atualizar o blog ai do lado, que tá no show do The Features a meses. Mas não já, pois agora falo do livro do Belle & Sebastian, do DVD da serie The Mighty Boosh e mais notícias do Planeta Pete. Vamos então?

*** *** ***

BELLE AND SEBASTIAN


Foi lançado essa semana em Londres o primeiro livro contendo a biografia do Belle And Sebastian. Escrito pelo amigo da banda Paul Whitelaw, o trabalho, que tambem contem fotos, recebe o nome de ‘Belle And Sebastian: Just a Modern Rock Story’ e resgata historias do comeco da banda até os dias atuais, revelando curiosidades diversas, que com certeza vao agradar boa parte dos fas. Como por exemplo o fato de que Stuart Murdoch, o timido lider do cojunto, tinha um trabalho fixo até 2001, quando as turnes começaram a ser mais frequentes. 2001 inclusive foi o ano em que a banda fez shows no Brasil. As historias que rondam a trajetoria do Belle And Sebastian sao como as músicas: fofas, twee e bonitas. Vale muito a pena ler esse livro e se deliciar com contos sobre eles.

O Belle And Sebastian surgiu em 1996 na cinzenta Glasgow, Escocia, como um projeto de faculdade de seus integrantes. Lançaram em edição limitada o disco ‘Tigermilk’, mas pouca gente teve acesso ao trabalho. Vieram ganhar fama com o segundo album, ‘If You’re Feeling Sinister’, em 1997. Dai pra frente lançaram uma porção de albums e eps, e em 2000 a banda ganhou o Brit Awards de banda revelação, aqua na Inglaterra. Foram ao Brasil em 2001 e tocaram no Rio e em Sao Paulo, como parte do festival Free Jazz. Assisti os dois shows e foram sem duvida dois dos shows da minha vida. Tive a sorte ainda de encontrar Sturt Murdoch na praça Benedito Calixto em SP, e ele tocou piano no meio da praça pra mim e mais meia duzia de sortudos.

Sou super fa de praticamente todos os albums e eps da banda. Até mesmo os último discos para os quais muitos fas torcem o nariz, eu recomendo. Para introdução certeira, fico com ‘If You Feeling Sinister’, de 1997, e ‘Dear Catastrophe Waitres’, de 2003. A sonoridade é algo entre pop-folk-twee. Se quiser uma compilação, surigo assistir o DVD ‘Fans Only’, que a coleção de videos, imagens e músicas mais lindas da face da terra. Tai a dica.

O livro ‘Belle And Sebastian: Just a Modern Rock Story’ pode ser encontrado em Londres em qualquer boa livraria por miseros £ 12.99. Eu ja comprei a minha copia!

*** *** ***


THE MIGHTY BOOSH

Finalmente saiu em DVD a primeira coleção do seriado The Mighty Boosh, a serie mais engraçada da TV britanica dos dias de hoje. é simples, tosco e genial. Mais ou menos como o Hermes e Renato, so que brilhantemente mais idiota.

A série foi eleita por diversas publicações, incluindo a NME, como a melhor série de humor atualmente. Estrelada pela dupla Howard, um sujeito meio twee-jerk, e Vince, de visual na linha Ziggy Stardust, é impossivel nao cair na risada com as situacoes e viagens que os capitulos te proporcionam. São idéas das mais chapadas e com certeza, na minha opinião, o pessoal que faz sabe escolher boas drogas.

Um dos capitulos mais comicos é quando Vince e Howard estao viajando e se perdem, acabam caindo num pub cheio de velhos bebados, no meio do nada, perto de um lago. Nao me lembro bem por que, eles inventaram de pescar, na calada da noite. Enquanto estao numa canoa pescando no lago, aparece o Old Greg, uma especie tosca de monstro do mar. Howard acaba sendo levado para a caverna do Old Greg e la ele é apresentado para o Funk, que fica dentro de uma caixa. Mas o que é o Funk??? Old Greg explica que o Funk foi parar la depois que George Clinton do Parliament o chutou, achando que nao precisava mais dele. O Funk foi parar nas maos do Old Greg e vive desde entao no fundo do mar. Como Howard tem uma banda com Vince, ele rouba de Old Greg a caixa com o Funk e foge, usando o Funk em sua banda. A partir dai ele e Vince começam a fazer sons funkeados e passam a acreditar que dessa vez vao estourar, ja que agora ‘eles tem o Funk‘. Mas tudo isso se passa de um modo chapadamente engraçado. A começar pelo Funk, que é um bichinho que fica dentro da caixa acenando pra você…

A serie The Mighty Boosh tambem fez fama no radio, mas agora estao na TV, no canal Channel 4. A segunta parte da serie começa em Setembro. Mais informações: www.themightyboosh.com

Outras séries que gosto aqua na Inglaterra são Little Britain e Spaced, mas dessas eu falo depois…

*** *** ***

ARCTIC MONKEYS

Depois dos shows nos festivals de Reading e Leeds, que rolaram nesse último final de semana aqui na Inglaterra, so se fala em Arctic Monkeys Mania. O quarteto de Sheffield ja vinha sendo celebrado como a grande revelação do festival antes de entrar no palco, e quando o show comecou, pareceu que todo o festival parecia esta foçado na banda. A tenda onde se apresentaram ficou super-lotada e tinha gente assistindo de fora da tenda mesmo. A plateia sabia cantar todas as músicas, mesmo sem a banda nunca ter lançado um single com distribuição decente. Entre as faixas, so se ouvia gritos de ‘Mon-keys, mon-keys, mon-keys’. E o vocalista e lider Alex Turner ainda brincou: ‘Don’t belive the hype. They didn’t hype us enough’. O show deles remeteu a primeira vez que o Foo Fighters tocou no Reading, onde causaram a maior histeria. Depois dessa, a banda promete um novo single ainda esse ano e farao uma grande turne pelo UK em setembro. Fiquem de olho, eles vao estourar! Se é que ja nao estouraram…

*** *** ***

BABYSHAMBLES

No último domingo foi transmitido na tv britanica o tao aguardado documentario sobre o Pete Doherty, que teve o singelo nome ‘Who The Fuck Is Pete Doherty?’. Praticamente todos os jornais deram nota sobre o programa. Eu vi, gravei e tirei as seguintes conclusões: mais cedo ou mais tarde vai chegar a hora do Pete ser preso pra valer. O video mostra imagens surreais, como por exemplo ele saindo na PORRADA com o guitarrista Patrick Walden no meio de uma apresentação dos Babyshambles no Brixton Academy, ou ele se tornando EXTREMAMENTE agressivo e violento de uma hora pra outra e quebrando tudo ao redor. Meu Deus, o que o crack faz a um ser humano. De tando fumar pedras, ele acaba virando um monstro. Isso talvez explique porque ele se mete em tanta briga. A ultima foi com o Johnny Borrell, lider do Razorlight, no último domingo no Leeds Festival. Dizem que o Crazy Boy foi até o camarim do Razorlight pra sair na porrada com o Johnny. E conseguiu. Johnny, que foi membro dos Libertines no inicio, saiu com o rosto esfolado, sangrando.

Quanto a música dos Babyshambles, que é o que me interessa, o documentario foi breve. Entretanto, a NME dessa semana publicou uma resenha sobre o show do conjunto no Reading/Leeds Festival e disse que ao vivo parece que cada integrante toca uma música diferente ao mesmo tempo, de tao mal tocado que é. Pra vocês verem que nao sou so eu que acha que os Babyshambles ao vivo ficaram uma bosta… A NME concluiu: ‘Babyshambles is the most shambolic band EVER‘.

Documentarios e shows a parte, o album dos Babyshambles deve sair no final desse ano. Hopefully.

*** *** ***

BURN IT: músicas da semana!

GENTLEMAN REG - “The Boyfriend Song”:
O Gentleman Reg é disparado minha banda preferida no momento. Melodias simples, porem matarodas. Suave e contagiante. Reg Vermue, o canadense faz tudo desse projeto, canta com uma voz de partir seu coração. Indie gay afetado e sensivel, com falsettos aqui e acola. Nao tiro o album ‘Darby & Joan’ do meu cd player. Lindo, lindo, lindo. Pra quem gosta de Hidden Cameras, Magnetic Fields, Smiths…

LES INCOMPETENTS - “Much Too Much”: Essa banda esta sendo lançada pelo selo White Heat, que é tambem uma das festas mais legais aqui de Londres. Os Les Incompetents fazem um rock’n’roll com uma pegada soul, e você pode conferir isso nessa otima faixa ‘Much Too Much’, que é o lado b do primeiro single deles, lançado em edição limitada 7” esses dias. Mas acho que se você cacar no soulseek, você encontra. Sao descritos como uma fusao de Libertines com Oranje Juice.

YETI - “Keep Pushin’ On”: Novo single da banda capitaneada pelo ex baixista dos Libertines, John Hassal. Dessa vez estao menos power-pop que o primeiro single e mais rock’n’roll, uma coisa meio 60’s rock, de otima qualidade. Lembra o Libertines. Ouça ja.

HELEN LOVE - “Long Hot Summer”: Mais um single lançado pelo Helen Love, mais um plastic-punk-pop explosivo e fofo. Saiu recentemente e vem em vinil laranja. Punk-pop bubblegun é o que ha. Otimo pra ouvir no verao aqui em Londres. Como no Brasil é verao o ano inteiro, otimo pra ouvir a qualquer hora, mas de preferencia quando você esta dirigindo numa estrada livre e pensando na vida…

WHITE ROSE MOVEMENT - “Love Is a Number”: Mais uma banda post-punk-funk que surge. O diferencial é que essa é legal. Se você gosta de The Rapture… um prato cheio! Essa música é uma boa opção pra discotecagens indie.





***



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?