Thursday, December 01, 2005

 

coluna 24 de novembro

NME COOL LIST

E chega final de novembro e mais uma vez o semanário indie NME publica sua polêmica Cool List, a lista de quem é cool (e quem não é) no mundo pop de hoje. Doze meses atrás a listagem criou um grande auê com Pete Doherty sendo considerado a pessoal mais cool de 2004. A mídia moralista inglesa não aceitou de jeito nenhum 'um viciado em drogas confesso' ser eleito a criatura mais cool. Eu achei da hora.

E esse ano, quem será que foi o ser mais cool do planeta?? A resposta está logo abaixo.

Sabe de uma coisa? Eu adoro essa lista Cool da NME. É bem melhor que a lista de melhores discos do ano deles. Muito mais legal, recheada de bom humor e novos talentos. A lista de melhores discos geralmente é a mais óbvia possível. Desprezo total. Aliás, ando curtindo a NME ultimamante. Altas risadas. Às vezes também é boa para aprender sobre música. Só às vezes.

Cínicos chatões e punheteiros, por favor dêem licença, podem continuar achando o Pitchfork Media o máximo e levando música a sério, e deixem divertir-me com a NME Cool List. Ui.

O ranking completo segue abaixo; eu traduzi algumas notas de alguns 'ganhadores cool', e também o parágrafo de introdução. Veja aí:

"Diariamente pessoas chegam em nós da NME - geralmente bem na hora que estamos provando um sobretudo de oncinha, ou na fila para colocar piercing no umbigo - e perguntam como podem ser tão super-ultra cool como a gente. Nossa resposta é sempre a mesma. Pedimos para os seguranças os tirarem da nossa frente. Por que, convenhamos, você não pode ensinar um cego a ter visão. Cool é como sífilis: Ou você tem ou não tem, e aqui estão 50 pessoas que francamente são sexys, estão cheias de credibilidade e qualidades únicas de estrelas. Claro, a definição de Cool está sempre mudando, e você irá notar pessoas que estavam na lista do ano passado e que caíram fora esse ano, enquanto novos talentos tomaram o lugar. Pode ser o grito punk jovem mais foda, o letrista poeta de uma nova geração, um viciado perdido em crack ou até mesmo o pai de um cantor, mas todos eles têm uma coisa em comum: as pessoas lambem Nutella em cima do cú deles, e eles nunca pegam fila para pegar um drink. Por favor, agora parem de apontar esse celulares com câmeras pra nós, estamos tentando comprar óculos escuros de diamantes para nosso chill-out…"


01. ALEX TURNER (vocalista do Arctic Monkeys)

02. LIAM GALLAGHER

"2005 foi o ano em que o Grande Bilionário voltou com tudo no seu lenga-lenga venenoso, metendo o pau em bandas no segundo em que a tape da entrevista começou a rodar. Bloc Party era "um time da Universidade Desafio"; Kaisers "um Blur piorado"; The Paddingtons "fooking awful". Visto pela última vez ameaçando fotografos paparazzi com uma barra de ferro. Ooof!"

03. KANYE WEST

04. ANTONY HEGARTY (Antony & The Johnsons)

"Mesmo em 2005, nosso Englishman mais celebrado em Nova Iorque sofreu com a ignorância - um jornal escreveu "Travesti gordo ganha o Mercury" no dia seguinte em que ele levou o prêmio. Ainda sim, ele desprezou isso, pois sabe que os que falam mal, logo estarão seduzidos por sua voz. Pop stars não são mais cool que isso."

05. BRANDON FLOWERS (vocalista do The Killers)

06. PETE DOHERTY

"Que ele é o maior pop star vivo do Reino Unido, isso não duvidamos, e por obter a posição de Inimigo Número 1 da imprensa britânica, só fez fortalecer o nosso amor."

07. BOB DYLAN

08. JEMINA PEARL (a vocalista loira do Be Your Own Pet)

"Aos 17, Jemina emite o tipo de compostura rock'n'roll que Iggy Pop levou uma vida inteira para aperfeiçoar. O momento definitivo dela foi no Reading Festival, onde depois de vomitar algumas vezes no palco, ela pegou um pano, limpou tudinho e lançou o pano pra galera, para alguém pegar."

09. CARL BARAT

10. IAN BROWN

"Podem haver alguns novos Monkeys lá pra cima na lista, mas Ian Brown permanece sendo o King Monkey. Ele não tem medo de zoar com a cara dos operários-fingidos do Kasabian e foi o único homem na terra que ousou em usar uma blusa rosa na frente de milhares de hooligans fãs do Oasis (no V Festival desse ano)… e sobreviver."

NME: Vocâ é o Ian Brown mais cool que você conhece?
I.B.: Sim, sou cool. Mas há um cantor gospel em Nova Iorque chamado Ian Brown. Há um cantor reggae na Jamaica chamado Ian Brown. Há um cantor folk em Norwich chamado Ian Brown. E há um cantor clássico que se chama Ian Brown. Eu gostaria de fazer um show 'A Night With Ian Browns'. Teriamos meia hora cada. Isso seria muuuito cool.

NME: Qual é o músico mais cool de todos os tempos?
I.B.: James Brown. Ele inventou o funk e eu adoro o jeito que ele penteia o cabelo, como uma 'old lady'.

NME: Qual a pessoa menos cool no rock?
I.B.: Gene Simmons (baixista do Kiss), acho ele um completo otário. Homens que caçam mulheres na idade dele são tristes, inseguros, fracos.

NME: Qual o tipo de macaco mais cool?
Um gorila. Eles tem a melhor presença. Eles dão role nas montanhas, cuidam-se uns aos outros. Convenhamos, ninguém vai zoar com você se você for um gorila.

11. DEVENDRA BANHART

12. DAMON ALBARN (Blur/Gorillaz)

13. NINJA (a neguinha arretada e linda que canta no The Go! Team)

"Dentro do palco ela é um redemoinho de cores e vibração, fora ela diz que não conhece Coldplay, Foo-Fighters ou Green Day, e nem sequer se importa com isso. Ao invés disso, ela evita a bitolação indie em favor de fazer as pessoas pegarem seus pompons e patins e CAIREM NA BALADA. Sem a menor dúvida, Ninja coloca o GO dentro do The Go! Team."

14. RYAN JARMAN (vocalista/guitarrista do The Cribs)

15. JULIAN CASABLANCAS

"O que é mais cool no Julian Casablancas, tirando o romantismo, as balbuciadas por conta da cerveja e o cabelo tão fabuloso, é que depois de quatro anos e três discos, ninguém tem a menor ideia sobre o que ele esta falando. E ninguem segura uma long-neck vazia pela metade tao estilosamente como ele. We salute you, sir."

16. BILLIE JOE AMSTRONG (vocalista do Green Day)

17. TOM ATKIN (vocalista do The Paddingtons)

18. HENRY HARRISON (membro do The Mystery Jets, que é pai do vocalista da banda)

>> Trazendo um novo significado para o termo 'Dad-Rock'.
Imagine se acontecer do seu pai a) aparecer com um visual Andy Warhol, b) ser dono do estudio de ensaio mais biruta da existência e c) tocar rock como um prog bastardo. Hey, pai, tem alguns amigos cool pra tocar tamborin??"

19. PAUL EPWORTH

20. GERARD WAY (vocalista do My Chemical Romance)

21. GWEN STEFANI

22. MEG WHITE (The White Stripes)

23. NICK HODGSON (baterista e principal compositor dos Kaiser Chiefs)

24. JOHNNY BORRELL (lider do Razorlight)

"Johnny Borrell passou o ano de 2005 provando que ele pode andar na linha assim mesmo como pregar o que ele fala. Se jogando no Live 8 com gosto, o lider do Razorlight virou a resposta do Leste de Londres para o Bono, enxergando o lado cool do rock mainstream, ao invés de ficar contente em chapar pelos cantos fedorentos do Rhythm Factory."

25. PAUL THOMSON (batera do Franz Ferdinand)

26. ALAN DONOHOE (vocalista do The Rakes)

27. KANO (rapper, nova estrela do movimento grime)

28. O CARA DO CAPACETE (Arcade Fire)

"Somente algumas pessoas nessa lista arriscam uma hemorragia cerebral em nome da arte. Mas é isso que O Cara do Capacete do Arcade Fire faz, fazendo da sua cabeça um suculento instrumento de percussão. E o fato da gente não saber o seu nome verdadeiro o deixa dez vezes mais cool."

29. PATRICK WOLF

30. TOM SMITH (vocalista do Editors)

31. DANGER MOUSE

32. PAUL SMITH (vocalista do Maximo Park)

"Ele pode parecer um corretor de imóveis passando por uma crise de personalidade, mas Paul Smith ainda sim é mais cool que uma praia de nudismo na Antartica. Jogando referências literárias e dando piruetas no palco com um livro na mão, Paul está fazendo da inteligência algo pra se orgulhar novamente. E depois ainda háaquele penteado…"

33. Dan Sartain

34. JAFF (baixista do The Futureheads)

35. DONNY TOURETTE (vocalista do Towers Of London)

36. MATT TONG (baterista do Bloc Party)

37. SAM MEHRAM (um dos dementes do Test Icicles)

38. M.I.A.

39. KATE JACKSON (vocalista dos The Long Blondes)

>>> A rainha dos brechós.
Não contente em ser a luz central dos próximos a estourarem The Long Blondes, Kate, obsecada por Marianne Faithfull, é um exemplo feminino muito cool do pop, num lugar enfestado de marmanjos chatões, chatões e chatões. Ela ainda tem o cabelo mais cool do pop dos dias de hoje - e isso é imensamente importante."

NME: Qual a sua definição de cool?
K.J.: Salto alto, lencinho de pescoço, chapéus franceses.

NME: Qual é a pessoa menos cool do rock'n'roll?
K.J.: Kele do Bloc Party não é cool. Quem se leva muito a sério nunca é cool.

40. SERGE PIZZORNO (um dos babacas do Kasabian)

41. STUART PRICE (Les Rhythmes Digitales)

42. Whiskas (guitarrista !Forward Russia!)

43. DAN WHITFORD (Cut Copy)

44. RICHARD ARCHER (vocalista do Hard-Fi)

45. STEPHEN MORRIS (batera New Order)

46. CHRIS CAIN (o baixista de bigode e óculos do trio We Are Scientists)

47. LUPEN CROOK

48. ALEC OUNSWORTH (vocalista do Clap Your Hands Say Yeah)

49. SWAY

50. ANNIE HARDY (lider da banda Giant Drag, de Los Angeles)


***

Não traduzi o que a NME escreveu sobre ganhador Alex Turner pois logo apos a divulgação da lista, o jornal inglês The Independent reportou o acontecimento e deu uma geral sobre quem é o tal líder dos Arctic Monkeys. Achei legal e resolvi traduzir a reportagem pra vocês, que ainda conta com declarações do editor da NME. Tem muito brasileiro que não entende o sucesso e o hype do Arctic Monkeys e talvez essa matéria esclareça porque essa banda é uma voz para a nova geração.

THIS MAN IS THE COOLEST MAN ON THE PLANET, ACCORDING TO THE NME. SO WHO, EXACTLY, IS HE?
>> Esse é o homem mais cool do planeta, de acordo com a NME. Afinal, quem é ele exatamente?


Por Ian Burrell
Tradução livre: Márcio Custodio


A valentia do Eminen, a rabugeira de Morrissey e o interminável abuso de drogas de Pete Doherty estao começando a ficar para trás.

A juventude roqueira de hoje em dia esta depositando o status de herói em alguém com um pouquinho de auto-indulgencia e um pouco mais da realidade do dia-a-dia. Entra em cena Alex Turner, de 19 anos, líder da banda Arctic Monkeys, de Sheffield, e que ontem foi nomeado pela NME o homem mais cool do planeta.

Nada pode dar errado para o Arctic Monkeys no momento, com o primeiro single deles 'I Bet You Look Good On The Dancefloor" indo direto para numero 1 e ainda permanecendo cinco semanas do top dez das paradas.

O sucesso deles é de longe graças as letras astutas de Turner, que retratam o Norte, e sem nada da arrogância e presunção vistas em previos rock-stars como Lian Gallagher do Oasis ou Jonny Borrell do Razorlight.

Uma das faixas, "Mardy Bum", Turner usa suas girias locais de Sheffield para repreender a acidez da namorada: "Now then Mardy Bum / I see your frown / And it's like looking down the barrel of a gun"

A passagem de Turner da obscuridade para a fama ocorreu absurdamente da noite para o dia. Apenas três anos após ter recebido de presente de natal uma guitarra e ter formado a banda com seu colega de escola Jamie Cook, o adolescente de Yorkshire tem o mundo a seus pes.

O editor da NME, Alex Needham, disse que as músicas dos Arctic Monkeys usam o "linguajar do dia-a-dia das pessoas, mas que não sao colocadas num contexto de música pop muito frequentemente".

Mr. Needham diz que Turner oferece uma alternativa excitante para os elementos manufacturados da indústria da música. "Acho que o que as pessoas querem no momento é autenticidade", ele diz. "Turner é meio que uma novíssima era de rock star, meio que o ano zero. Ele pulou direto da audiência para o palco."

O Arctic Monkeys acabou gerando um enorme interesse por eles, uma banda que é tao jovem. Parte por causa do bombardeiro de cobertura da NME e de outros meios de midia, com grande interesse em construir e desenvolver bandas britanicas emergentes. Mas isso foi devido tambem gracas a vasta aprovacao que cresceu pela internet.

Como Mr. Needham aponta: "As demos foram passando entre os foruns de internet, num total novo jeito de se fazer as coisas. A banda trabalhou fora da estrutura de uma gravadora e isso foi bem radical."

Eles talvez tenham começado no underground, mas o Arctic Monkeys ja está esgotando os ingressos de grandes casas de shows em Londres, e já estão ficando internacional, se apresentando ao vivo em Nova Iorque, Estocolmo e Barcelona. O novo single deles, "When The Sun Goes Down", será lançado em janeiro e ja é sucesso garantido.

Foi o lider dos Babyshambles e ex Libertines, Pete Doherty, junto com bandas como The Others, que introduziram uma nova era de relação mais próxima entre bandas e fas.

Mas Doherty, que no ano passado foi número 1 na Cool List junto com seu colega de banda Carl Barat, escorregou para numero 7, mesmo estando na NME e outros jornais praticamente todos os dias, ja que sua relacao com a supermodelo Kate Moss é a grande novela do Pop Britanico.

Uma década depois que os irmãos Gallaghers invadiram o mainstream britânico, o petulante Liam é de novo um icone cool, em segundo na lista, logo atras de Turner.

E embora Morrissey e Eminem tenham saido do ranking, ainda ha espaco para Bob Dylan, número nove, fazendo dele o exemplo mais velho da lista Cool.

Junto com Arctic Monkeys, ha também um outro Monkey na lista, na forma de Ian Brown, que esta em numero 11, dezesseis anos depois da supremacia dos Stone Roses.

Se Turner vai ou não se importar em ocupar o primeiro lugar nessa importante lista, é o que todos perguntam. Até mesmo Mr. Needham admite que o tímido e humilde adolescente de Yorkshire ficara um pouco com vergonha por causa disso. Mas mesmo assim, ele diz, "as pessoas que não se deixam influenciar por essas coisas são as mais cool".

***

Quer saber? Eu não entendo nada as sacadas das letras de Alex Turner, pois sou brasileiro e moro em Londres, sul da Inglaterra, a apenas dois anos. Se você perguntar para um inglês se ele entende as sacadas do Marcelo D2, ele certamente tambem não vai saber…

Veja agora quem não é nada cool e acabou entrando para a Fool List:

Richard Bacon
David Cameron
Prince Harry
O juri do Michael Jackson
The Who
George Bush
Coca-Cola
James Mullord (ex-manager do Pete Doherty)
Tim Westwood
James Blunt


* Gostaram? Concordam? Acham essa coisa de ser ou não ser cool uma grande babaquice? Quer ser cool como eu?? Me escreva…

*** *** ***

STONED
The Wild And Wicked World Of Brian Jones


Acabo de voltar do cinema, onde fui conferir o tão falado filme sobre Brian Jones, legendário guitarrista dos Rolling Stones. O longa-metragem, chamado "Stoned", estreou essa semana nas telas dos principais cinemas aqui da Inglaterra. é mais um bom filme de rock para a nossa colecao.

Estrelado pelo jovem ator Leo Gregory como Brian Jones, e dirigido por Stephen Woolley, "Stoned" é uma viajem pela vida do problemático e junkie rock-star, uma espécie de Pete Doherty dos anos 60 (vocês acham que eu ia perder a chance dessa comparação?).

O filme, talvez meio confuso para não conhecedores da historia dos Rolling Stones, retrata determinadas partes da vida de Jones, e por isso ja vale a pena. é sempre bom ver imagens de como era o rock nos anos 60 e as loucuras (e prazeres) de ser um membro do Rolling Stones naquela epoca. Ainda, vai a fundo na misteriosa morte de Jones, em 1969.

Entre orgias regadas a alcool e drogas, viajens para lugares exóticos, pirações de acidos e um pouco de música, Brian Jones viveu uma das mais loucas vidas do rock'n'roll, influenciando bandas e fashionistas com seu estilo inconfundivel. Se você não conhece a aurea de Brian Jones, com certeza "Stoned" é um bom meio de introducao. Para aqueles que ja conhecem, o filme é mais do que prazeiroso. Um clássico.

http://www.stonedthemovie.com


*** *** ***

gUiLLeMoTs

Comentei dessa banda a umas semanas atrás, sobre a faixa 'Trains To Brazil', e que tinha os visto ao vivo, abrindo para o The Tears.

Pois é. E qual foi minha surpresa ao saber que o guitarrista deles é brasileiro?!!? Sim, o gUiLLeMoTs conta com o guitarrista MC Lord Magrão, da zona leste de Sao Paulo. Isso não é legal? é sim, pois eu a cada dia me apaixono mais por essa música 'Trains To Brazil', que está sendo tocada incansávelmente na MTV daqui, e também na radio Xfm, de Londres.

E segundo a banda, essa faixa é meio que uma lembrança ao Jean Charles de Menezes, o brasileiro azarado morto aqui no metro de Londres pela policia, que o confundiu com um terorrista. Ce viu, até os indies daqui estão se solidariezando com isso…

Se quiser ouvir a fantastica 'Trains To Brazil', visite:

www.myspace.com/gUiLLeMoTs
O single será lançado para o mercado ingles no dia 5 de dezembro.

Fique ligado aqui nesse espaço para mais novidades dos gUiLLeMoTs.

www.guillemots.com/

*** *** ***

BABYSHAMBLES

Semana passada aconteceu a apresentação mais bonita de todos os tempos no programa Jools Holland: Babyshambles tocando "Albion". As vezs as pessoas não se lembram porque ha tanta gente apaixonada pelo Pete Doherty e essa apresentação serve pra refrescar a memória desses.

Aliás, saiu uma porrada de resenhas aqui na mídia inglesa sobre 'Down In Albion', o album dos Babyshambles. A imprensa esta dividida. Uns falam mal (The Independent, NME) , outros gostam (The Guardian, Metro, Evening Standard). Mas o que me deixa intrigado é: o alvo das críticas é a produção tosca e fajuta do disco, assinada pelo Mick Jones. Agora pergunto: A produção do segundo album dos Libertines não é DEMASIADAMENTE tosca, tambem?? Por que todo mundo gostou daquele album??

Enquanto isso, a notícia que se tem é que Pete esta gravando um álbum solo acustico, que pode ser lançado ano que vem. E la começa uma outra novela…

*** *** ***

BURN IT: faixas da semana, download nelas!!

Amusement Parks On Fire - "Blackout":

Ai está: os quatro minutos shoegazer mais suculentos desses tempos recentes. Amusement Parks On Fire é uma das boas bandas underground da Inglaterra atualmente, e nunca desaponta quando o assunto é rock-shoegaze. Reumindo, "Blackout" é linda.

Absentee - "Weasel":
Esse é o mais recente single do ótimo combo Absentee. Charmoso, cool, ideal para ouvir tomando um vinho, na alta e sombria madrugada.






*** *** ***



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?