Thursday, January 12, 2006

 

coluna 03 de janeiro

FELIZ 2006!

Afinal, mudou algo?? Mudou. Isso mesmo. 2006 está, inexplicavelmente, me cheirando o ANO ROCK’N’ROLL. Não sei como, tive um estalo. 2006 será o ano que o Rock vai dominar o planeta. Alguém precisa avisar as autoridades! 2006 é o ano que o número de bandas que lançarão discos históricos será tão grande que o número de pessoas que ouvirão esses discos irá triplicar, quadruplicar, quintuplicar. O rock vai ser a música popular mundial. Glória ao Rock, minha gente. Glória ao Rock.

Se não bastasse as diversas bandas debutantes que prometem estremecer 2006 (essas vocês conferem logo abaixo, tim tim por tim tim), vejam só os gigantes que prometem discos para esse novo ano: Morrissey (ai, ai ai... Mozza se juntou com Tony Viscondi e Ennio Morriccone... lá vem pérolas...), PORTISHEAD, Radiohead, BELLE AND SEBASTIAN, Yeah Yeah Yeahs, Maximo Park e The Strokes (ooops... esse já foi lançado essa semana... err... eu ouvi... err... querem saber minha opinião? Errr... vem semana que vem aqui... sniff...). Ainda, tem disco solo da Jenny Lewis, a vocalista do Rilo Kiley, e também, claro, a nova banda de Carl ‘Libertine’ Bârat, Dirty Pretty Things. Não ouvi nada, mas pelo que falam por aí, essa nova empreitada do Carl é biscoito dos bons!

Ainda, fora os grandalhões citados acima e os debutantes citados abaixo, provavelmente seremos pegos de surpresas por diversos outros grupos, que sairão debaixo da terra, nascerão nas árvores e farão BARALHO em nossos ouvidos, quando a gente menos esperar. Dá-lhe 2006.

Agora com vocês, meus DEBUTANTES PREDILETOS! Woohoo!

GUILLEMOTS
Taí o quarteto baseado em Londres que lancou um dos singles mais bonitos do ano passado, a magnífica “Trains To Brazil”. Várias músicas da banda já estão rodando a internet faz tempo e eles devem lançar um álbum em breve, já que assinaram com uma gravadora major. Além do citado single, recomendo a balada “Made Up Love Song #43”, lindíssima. Todo mundo só fala do guitarrista do grupo, que é brasileiro. Mas ninguém fala da baixista canadense Aristizabal, a baixista mais cool e linda de todos os tempos, e que toca com um baixo acústico ‘style’! Mas quem escreve a maioria das músicas é o tal do Fyfe, um aficionado por música pop. Ele é o vocalista e letrista dos Guillemots. O som deles remete as bandas 80’s da rádio Antena 1, só que atualizado para o ano 2000. Para quem gosta de Prefab Sprout, Flaming Lips e Dexys Midnight Runners. E a música pop continua dando bons frutos em 2006.
www.myspace.com/guillemots
www.guillemots.com/

THE LONG BLONDES
Já cansei de falar deles aqui. O quinteto de Shefield já lançou um punhado de singles no mercado independente aqui da Inglaterra, mas ainda está procurando uma gravadora forte para lançar o álbum. Liderados pela vocalista Kate Long Blonde, eleita uma das figuras mais cool da Inglaterra pela NME, os Long Blondes possuem uma veia pop que abrange referencias rock 50’s, twee e punk. Pense em Elástica, Primitives, Blondie... Músicas pra baixar: “Appropriation (By Any Other Name)” e “Polly”. Próximos shows em Londres: 04/02, no Spitz; 19/02, no Astoria.
www.thelongblondes.co.uk/
www.myspace.com/thelongblondes

THE PIPETTES
À exatamente um ano atrás eu comentei das Pipettes nas minhas apostas para 2005. Pois é, no ano passado elas causaram furor na cena underground de Londres, lançaram um punhado de singles vinil 7” limitados (tenho a coleção completa!) e assinaram com a gravadora Memphies Industries. Fora isso, fizeram os shows mais legais por esse país afora. No final do ano ainda colocaram no mercado o primeiro single com boa distribuição, ‘Dirty Mind’. Agora em 2006 deve vir o disco cheio, para minha alegria. Não acredito que elas vão estourar, pois esse mundo é muito horrível para receber a magia das Pipettes, porém elas farão meu mundo melhor, e quem sabe o seu também. Na internet tem umas quinze faixas pra gravar. É só fazer a festa. Minhas preferidas: “It’s Not Love”, “Judy” e “It Hurts To See You Dance So Well”.
www.myspace.com/thepipettes
www.thepipettes.co.uk/

THE PRISCILLAS
Se você não suporta a meiguice das Pipettes, tente então o rock-horror-show das Priscillas. O que as Pipettes tem de santinhas, as Priscillas tem de malvadas! As Pipettes são os Beatles, as Priscillas os Rolling Stones. Levando uma pegada rockabilly, as Priscillas são quatro garotas de Londres que decidiram ter uma banda rock em homenagem a Priscilla Presley. No cardápio, um batidão de The Cramps, metal, garage, Ramones, gótico, filmes clássicos de terror e roupas de couro. Lançaram três singles vinil 7” em 2005, e nesse ano que chega eles tentarão lançar o álbum. Vamos torcer para que consigam!
www.thepriscillas.com/
www.myspace.com/thepriscillas

THE MYSTERY JETS
Essa é a banda que, junto com Arctic Monkeys, o semanário NME vai hypar até não poder mais. Eles já lançaram alguns bons singles em 2005, com destaque para a majestosa “You Can’t Fool Me Dennis”, e em 2006 será a vez do disco completo, com data marcada para 6 de marco. Musicalmente, nos presenteiam com um pop psicodélico arrojado e bons refrões. Olho neles.
www.mysteryjets.com/

THE KOOKS
A revolucão que o Strokes causou em 2001 foi tão potente que até hoje surgem bandas com o mesmo estilo. Libertines, Hot Hot Heat, Razorlight: todas devem muito ao Strokes. E agora aparece mais um grupo de ótima pegada pop-punk: The Kooks. A NME curte eles. Até agora eles lançaram meia dúzia de singles, com destaque para “Sofá Song” e a soberba “Eddie’s Gun”. Na semana que vem, dia 9 de janeiro, vão lançar mais um single bacana, “You Don’t Love Me”. O álbum ainda não tem previsão. Vá ao site deles (um dos sites mais legais que já vi) e assista e ouça todas essas faixas que recomendo. Dica: segunda dia 9 de janeiro, no lançamento do novo single, eles tocarão gratuitamente na loja HMV, Oxford Street, centro de Londres. Eu vou.
www.thekooks.co.uk/

BE YOUR OWN PET
Cansei de comentar deles aqui na coluna. A molecada Be Your Own Pet deve vir com tudo em 2006. A gravdora Rough Trade deve investir neles, e lançar mais alguns singles e finalmente o álbum. Post-punk com vocais femininos, lembra bastante Yeah Yeah Yeahs. A linda vocalista Jemina será o ícone feminino do rock em 2006. Baixe já: “Damn Damn Leash” e “Fire Department”.
www.beyourownpet.com/

BOY KILL BOY
Típico indie rock britânico. Não há nada de novo aqui, mas eu gosto. Já lançaram alguns singles, entre eles ‘Suzie’ e ‘Civil Sin’, e devem vir com o álbum nos próximos meses. Se o álbum tiver o mesmo pique dos singles, eu ficarei feliz! Gimme Indie Rock!!
www.boykillboy.com

ARCTIC MONKEYS
Esses dias eu tava ouvindo uns mp3 deles e constatei: eles são mesmo legais. Eles têm a química, têm o funk e mandam ver um bom rock. É tudo o que a Inglaterra precisa nesse exato momento: quatro caras do norte, com caras de moleques indie-hooligans, fazendo músicas pegajosas com letras que retratam a juventude britânica. Fico feliz que finalmente uma nova banda vai desbancar a porra do Oasis. E como tudo que vira massivamente mainstream, já tem festa underground aqui em Londres colocando nos flyers: “we don’t play arctic monkeys”. Ah, esses indies não tem jeito mesmo... O Arctic Monkeys lançou um single no ano passado, o clássico ‘I Bet You Look Good On The Dance Floor’, que foi direto para primeiro lugar nas paradas aqui do UK. O próximo single será lançado dia 16 de janeiro. Com certeza vai ser número um. O álbum chega dia 30 de janeiro. Com certeza vai ser número um. E assim a história do rock vai caminhando...
www.arcticmonkeys.com/

SPEED CIRCUS
Eu vi um show dessa banda no mês passado e fiquei de cara. Tinha uns oito na banda, e começaram com um ska-rock psicodélico endiabrado; eles levaram uma porrada de fãs para o local, em sua maioria garotas lindas e loucas; O circo estava armado! Na hora que eles chamaram um negão pra cantar e começaram a mandar um DUB-REGGAE dos bons, vixe, a casa caiu, mermão!! Todo mundo no BALANCO. Adorei, adorei, adorei. Rapaz, show deles é pura energia, pura festa. A banda está sempre fazendo turnê pelo UK, e já chegaram a abrir shows para o Madness. O Speed Circus no momento só tem demos gravadas, que por sinal podem ser ouvidas no MySpace.com. Tomara que eles consigam lançar singles e um álbum ainda em 2006.
www.myspace.com/speedcircus
www.speedcircus.co.uk/

MORNING RUNNER
Fique ligado nesse nome. Será o Coldplay versão rock. Eles têm gravadora forte por trás e o som é competente, como mostra o single de estréia ‘Be All You Want Me To Be’. O vocal lembra a banda James. Keep an eye.
www.morningrunner.com/






***



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?