Wednesday, February 08, 2006

 

coluna 02 de fevereiro

E por aqui...

* Vocês sabem o BNP (British National Party)? É o partido racista aqui da Inglaterra, onde seus líderes são arianos puros e fazem saudações nazistas em seus discursos. Deu que o líder do partido afirmou na última edição do jornal The Observer que seu estilo de música preferido é o reggae. E eu pergunto: what's going on??

* Preston, vocalista do Ordinary Boys, virou o mais novo garanhão-gostosão sex-symbol aqui da Inglaterra depois de sua participação do programa Celebrity Big Brother. Ele saiu na capa do tablóide Sunday Mirror, sem camisa, mostrando todas suas tatuagens, e com aquela manchete manjada: "My Story". Fora isso, ele esta na capa de TODAS as revistas de fofocas do UK, tudo devido ao seu quase romance com a loira-aguada-mula Chantelle. Agora o moço vai posar pra revistas do estilo Capricho ou Atrevida por aqui e tocar em programas de TV para meninas de 13 anos. Em paralelo, as vendas dos discos do Ordinary Boys aumentaram DEZ vezes e o single "Boys Will Be Boys" foi relançado e entrou direto no top ten. Ainda, a banda faz no mês de Marco sua maior turnê pelo UK. Bom, com mais de 15 milhões de telespectadores espiando o cara por três semanas direto, o que mais poderíamos fazer? Eu adoro Ordinary Boys >> www.theordinaryboys.co.uk/

* E Pete Doherty está na cadeia. Pois é. Ele foi detido tantas vezes nos últimos meses (semana passada foram duas vezes no mesmo dia) que a polícia resolveu deixar ele preso até o dia de sua sentença, 8 de fevereiro. Parece que dessa vez o rapaz vai rodar. O que será que ele fará se for realmente condenado? Acho que ele se mata na prisão. Oh, que triste fim. Mas ele sempre quis isso anyway...

*** *** *** ***

Essa semana vou dar uma geral nas publicações de músicas que circulam pelo UK, já que muita gente me pergunta como eu fico sabendo de tanta banda boa. Eu adoro ler revistas em papel, acho muito mais legal que ficar na internet. Será que já falei de revistas aqui? Não lembro.

Mas enfim, a Inglaterra é um paraíso para quem gosta de ler sobre música pop, indie e afins, com pelo menos umas dez revistas boas a disposição nas bancas. Haja dinheiro e tempo pra ler tudo. Eu não compro todas todo mês. Dou uma variada, uma filtrada e tal. Mas geralmente as que eu não compro eu acabo dando uma lidinha/folheada em pé mesmo nas bancas, para ódio mortal dos indianos donos dos newsagents. Hehehe.

O lance é não ficar bitolado numa só revista. Sempre variar, e você vai pegar as melhores informações.

Chega de papo furado. Revistas de cultura pop tem AOS MONTES aqui no UK e chegou a hora de você conferir o guia completo (com uma mãozinha do meu irmão Gilberto):

* NME
Podem falar mal a vontade da NME, mas sem ela não teríamos mais da metade das bandas mainstream dos dias de hoje. Bloc Party, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs, Maximo Park, Arctic Monkeys. Todos eles foram praticamente 'fabricados' pela NME. O semanário inglês continua sendo vital para grupos emergentes aqui na Inglaterra e para o aumento do público de rock alternativo. Tudo bem que os artigos dela não são mais cheios de tanta poesia e blá blá blá, mas estamos na era da internet e a juventude não tem muita paciência com isso. Quem quiser que compre a Mojo ou Uncut. A NME é um tablóide indie: cria cenas, faz fofoca, publicam textos simples e infestados de gírias, zoam com meio mundo, inventa histórias; Mas também empurra as melhores bandas novas. Fora que promove festas e festivais por todo o UK. É uma grande corporação em prol do indie. Já tive fases que não curtia ela, mas desencanei e voltei atrás. Compro toda semana e não tenho vergonha de dizer isso.
www.nme.com

* CLASH
Essa é uma revista bimestral que abriga 90% de música e 10% de moda.
Ela praticamente vai na onda do que ta rolando no momento, colocando na capa bandas como Franz Ferdinand, Babyshambles, Kasabian, Doves, Beck etc. Mas sempre tem uma porrada de matérias e resenhas sobre outros grupos mais desconhecidos. Na edição de janeiro/fevereiro, a revista tá irresistível. A capa é com The Strokes, e há reportagens e entrevistas com: The Long Blondes, The Kooks, Belle And Sebastian, Clap Your Hands Say Yeah, The Magic Numbers, Bloc Party, The Subways, Regina Spektor, Boy Kill Boy, The Infadels, White Rose Movement, The Spinto Band, The Upper Room, The Automatic, The Like, Shitdisco, Tiga, Tortoise… E AINDA MUITO MUITO MAIS. Deus do céu, tem muita coisa. Vale muito a pena comprar. Fora que tem fotos de moda e alguns comentários a respeito, além de vinhetas/news sobre cultura em geral. Nessa mesma edição tem um box falando da favela de Vigário Geral no Rio, relatando as coisas boas que vem acontecendo na favela. Bizarro.
www.clashmagazine.com/

* DISORDER
Revista que flerta com um público jovem, sempre abordando 'as bandas do momento'. O design entrega que eles querem ficar parecendo um fanzine. Há sessões de moda, comportamento e, claro, muita música. Já botaram na capa artistas como The Magic Numbers, Arcade Fire, The Tears, Babyshables, Maximo Park. Recomendo. Eu compro às vezes. A publicação é mensal.
www.disordermagazine.com/

* MOJO
Revista mensal com grande tradição. Dizem que é a melhor revista de música do mundo. Eu comprava todo mês mas enchi o saco e agora compro as vezes. É mais ou menos 50% velharias, 25% nova música, 25% livros, filmes, dvds, shows. Há meses que eles publicam artigos CLÁSSICOS, obrigatório para fãs de música, como por exemplo agora que eles mandam uma puta matéria dos The Kinks, com entrevista com Ray Davies e tudo mais. Suculenta. Fora que a parte de resenhas é de muito bom gosto e a revista sempre vem com um cd legal.
www.mojo4music.com

* UNCUT
Essa é praticamente no mesmo estilo da Mojo. Também aborda em sua maioria os clássicos do rock. Eu nunca vi uma edição que eles não falaram de Bob Dylan. Há sempre artigos essenciais e super bem escritos, assim como na Mojo. Compro quase todo o mês. Ah, e também traz cds interessantes toda edicão.
www.uncut.co.uk

* PLAN B
Vocês conhecem o Everett True? É um lendário jornalista britânico que escreveu para a Melody Maker nos anos 80 e 90, além de outras coisas. Ele também lançou uma biografia sobre os Ramones e está pra lançar uma sobre o Nirvana. Inclusive foi ele que descobriu o grunge, dizem. E dizem também que foi ele que apresentou Courtney Love para Kurt Cobain. Enfim, só estou falando isso porque ele é o editor/dono da revista Plan B. Essa é uma das publicacões que mais gosto, com design lindo e MUITA informação. Ela é bimestral e numa única edição tem mais informações de grupos e cultura underground do que a NME em um ano. Matérias com bandas diversas, comportamento, resenhas de shows, discos, livros, dvds, filmes, quadrinhos e tudo mais. E também seus textos são muito bem escritos e empolgantes. A revista tenta sair da mesmice e sempre aborda as bandas de um jeito diferente. Ano passado quando o Franz lançou disco novo, todas as revistas falaram a mesma coisa da banda. Se você lesse uma, não precisaria ler outra. A Plan B sempre diferente, fez perguntas do tipo: "Quando foi a última vez que você caiu da bicicleta?" As vezes as perguntas são as mais idiotas, mas acaba sendo o diferencial numa matéria. Fora que eu não conheço nenhuma outra revista que coloca Joanna Newson na capa. Compro sempre.
www.planbmag.com/

* THE STOOL PIGEON
Não sei quanto a você, mas eu adoro sentar numa praça ou parque e abrir um grande jornal e ler, em companhia de uma boa brisa e uma Guinnes. E a The Stool Pigeon é isso. Um jornal que faz parecer que voltamos a uma era em que não existia avalanche de informação. As matérias da revista são dedicadas a nova música e cultura no geral. O formato deles é papel jornal mesmo, design estilo jornal antigo, e bem grandão. Gosto disso. Bem melhor que internet, nem se compara. Essa publicação é bimestral e você encontra GRATUITAMENTE nas melhores lojas de discos do UK. O conteúdo sempre é fantástico e extenso. Na edição atual temos artigos com: Maximo Park, The Priscillas, Cat Power, Belle And Sebastian, Mogwai, Noisettes, The Duke Spirit, Broken Social Scene, The Spinto Band e muito mais. For a que a banda da capa é o Liars. Realmente, essa não dá pra deixar passar nenhum número. Eu tenho um monte delas no meu quarto.
www.feedthepigeons.com/

* THE FLY
Aqui na Grã-Bretanha há uma rede de bares chamado Barfly, onde sempre iremos nos deparar com festas e shows de preza. Há Barflys nas maiores cidades aqui da Ilha. O de Londres fica em Camden e é um point indie sagrado. E a revista The Fly nada mais é que um fanzine da casa. E o melhor, é de graça. Sai todo mês, com conteúdo recheado de notícias, matérias e resenhas das novas bandas. E põe nova nisso. O número atual vem com Franz Ferdinand na capa, além de reportagens com We Are Scientists, The Open, Mystery Jets, Boy Kill Boy, Morning Runner, Stellarstar*, Clap Your Hands Say Yeah etc. Ainda, sempre tem o gig-guide, um guia dos shows que vão rolar no UK. Indispensável.
www.the-fly.co.uk/

* COMES WITH A SMILE
Taí uma boa publicação de entrevistas. Dão espaço para bandas underground,basicamente. A revista tem um gosto impecável e sempre vem com um cd trazendo o que tem de melhor na nova música. Enfim, é uma revista pra nerds como eu.
www.comeswithasmile.com

* ARTROCKER
(por Gilberto Custódio)

Essa revista feita em Londres é quinzenal e bota em suas páginas entrevistas, artigos e resenhas de shows e discos de bandas atuais e, preferencialmente, "art rockers". É meio que um fenômeno inglês: começaram 2005 como um zine, formato A3, PB/off-set e terminaram com o dobro de páginas, todas coloridas. A excelente edição de final de ano, número 27, ainda presenteou os leitores com um ótimo CD contendo 20 faixas de boas bandas inglesas atuais, além de um outro zine-brinde de um coletivo chamado Fallout. O próprio Artrocker funciona como um coletivo: além dessa revista, eles ainda organizam semanalmente as quintas uma festa no ótimo Buffalo Bar, além dos editores sempre discotecarem em festas itinerantes pela cidade. Só falta criarem uma gravadora. O puxão de orelha (se é que tenho cacife para tanto), fica por conta de um certo deslumbramento por TODA banda nova... nem tudo que eles recomendam é bom como dizem, cuidado. Sem contar a aparente pretensão de serem uma nova NME... Poupem-me. Mas a leitura garante bons momentos e o melhor: a revista custa somente uma libra e meia nos melhores mail orders ingleses. A edição de janeiro dedicou capa as Long Blondes, uma das melhores das novas bandas inglesas, além de ter uma vocalista que fica linda na foto (e em qualquer capa de revista, hehe).
http://www.artrocker.com/

* NME ORIGINALS
(por Gilberto Custódio)

Acompanhar a NME toda semana é tarefa que só endinheirados e fanáticos pelo novo rock devem fazer. Mas quaisquer fãs dos clássicos deveriam fazer de tudo para conseguir a publicação NME Originals, que costuma sair uma vez ou outra. Em 2005 foram lançadas especiais sobre o Mod, Britpop e 60's Folk. Todas apresentam resenhas, artigos, entrevistas e fotos que foram publicados originalmente nos semanários NME e Melody Maker da época, tudo dividido ano a ano (geralmente pegam um período de dez anos e resgatam o que foi publicado de mais importante nos semanários). São 150 páginas de puro deleite. Vale o preço salgado (seis libras nas bancas da Inglaterra – implore para teu amigo de lá te enviar pelo correio).
http://www.nme.com/originals


* Só lembrando os mais chegados que praticamente todas essas revistas aceitam assinaturas para o Brasil, então não perca tempo e visite já o site delas. Se você for comprar essas revistas nas bancas, você vai pagar um preço ridículo. Mas se assinar, não vai ser tão caro quanto você pensa. Agora quem mora aqui no UK, essas publicações estão praticamente em todas as bancas de jornais, ou 'newsagents', como se fala aqui.

* Não falei da Q pois acho essa revista uma grande merda. Aquilo ali é um emaranhado de clichês, mau gosto e listas horríveis. To fora.

*** *** *** ***

IMPLOSÕES DO FOLK

Não se esqueça de ouvir as Implosões do Folk, o podcast mais legal da internet. Apresentado por meu brother Gilberto Custódio, em parceria com Liz De Munno.

"Novidades e velhos clássicos da música independente do velho e do novo mundo"

http://www.microfonia.org


*** *** *** ***

* Quando você estiver lendo essa coluna, eu já estarei pisando em solo tupiniquim.

* A trilha sonora dessa coluna foi o debute álbum do Johnny Boy . Watch this space for more info.

* FUI.






*



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?