Friday, March 31, 2006

 

coluna 20 de marco

THE CIRCUS IS COMING TO TOWN: THE FLAMING LIPS!

Mais uma vez espero ter A Grande Experiência que é um show dos Flaming Lips. O trio está com data marcada para Londres. E eles prometem que o Circo estará mais maluco que nunca. Quem os presenciou ano passado no Brasil sabe do que estou falando. Em 2003 assisti eles ao vivo no Hammersmith Apollo aqui na capital inglesa e foi a coisa mais surreal que já passei.

O show do Flaming Lips é certamente uma das experiências mais lindas que você pode ter na vida. Não só pela música, que é maravilhosa e imortal, mas pelo espetáculo que é a apresentação. Junto com a banda, há bichinhos de pelúcia por todo o palco. Na verdade, são pessoas vestidas de coelhos, cangurus, passarinhos ou Papai Noel. Dois dos integrantes da banda, Steven Drozd e Michael Ivings, também se vestem de bichos. Confetis, balões coloridos, papel picado e luzes estão por toda parte. Um telão gigante mostra imagens piradas e duas disco-balls ficam rodando e refletindo luzes. É o carnaval indie.

Mestre Wayne Coyne ora canta lambuzado com sangue de mentira, ora se enfia dentro de uma bolha gigante e literalmente ANDA por cima da platéia. Ele também roda uma luz segurada por um cordão ou fica brincando com uma máquina de fumaça. Tudo isso enquanto a banda percorre a exuberância que é o seu set musical, com números como "Do You Realize?", "Race For The Prize" ou "She Don't Use Jelly". É uma viagem louca.

E essa viagem agora tem data marcada para sábado, dia 22 de abril aqui em Londres, num dos lugares de maior prestígio da cidade, o Royal Albert Hall. Mas tem que ficar muito esperto. Os ingressos começarão a ser vendidos nessa quarta feira, dia 22 de marco, às nove da manhã. Exatamente um mês antes do show. Não dou cinco minutos até que os ingressos se esgotem. A banda tocará músicas do belíssimo novo álbum "At War With The Mystics", mas provavelmente irá incluir também bastante coisa dos trabalhos anteriores. Ou seja, será um PUTA SHOW. Imperdível. Informações de como comprar ingressos: www.royalalberthall.com/

Enquanto você se prepara para comprar os ingressos, assista no site oficial da banda o clip do novo single, "Mr. Ambulance Driver": www.flaminglips.com

*** *** *** *** ***


ROXY MUSIC RETORNA COM BRIAN ENO

Essa é boa, hein?! Os velhinhos glam do Roxy Music voltam novamente com a banda, dessa vez com a formação original, incluindo o legendário Brian Eno. Eles tinham reformado a banda em 2001, mas sem Eno. Porém, nessa nova encarnação estão com o time completo para gravar novo álbum e sair em turnê. Eu adoro Roxy Music, mas será mesmo que eles voltarão a compor pérolas do calibre de "Do The Strange"? É ver para crer.

Contudo, assim que os ingressos estiverem à venda, devo pegar os meus. Essa provavelmente será a última vez que Bryan Ferry, Andy MacKay, Phil Manzanera, Brian Eno e Paul Thompson pisarão juntos num palco. I can't wait.

Já reportei aqui que Neil Young e mais recentemente David Gilmour lançaram álbuns excelentes nos últimos meses. Então, jovem leitor, jamais duvide de tiozinhos milionários. Às vezes eles acertam.


*** *** *** *** ***

COMPACTOS DE VINIL 7 POLEGADAS

Quando eu morava no Brasil, eu gostava de singles. Sempre achei que eram e ainda são vitais para a música pop. Só que nunca liguei muito para o formato vinil 7". Pra mim o cd ou até mesmo um mp3 já estava de bom tamanho. Depois que vim para a Inglaterra, fui vendo os singles de vinil 7" nas lojas e comecei a me amarrar neles. São uma graça. De um lado um hit, do outro um b-side. Fácil. Simples. Esses compactos ingleses são verdadeiras obras de arte. Muitos são coloridos ou vem com a capa cheio de enfeites e dobraduras. Tem os que são picture-disc, um mais lindo que o outro. Os meus preferidos são os transparentes que vem com purpurina dentro. Isso é que chamamos de artefato pop. E eu tenho o maior fetiche com esses disquinhos.

Toda segunda-feira de manhã, antes de entrar no trabalho, eu dou um pulo na Rough Trade ou HMV e me acabo com os novos lançamentos desse singles. Além de tudo de bom que são esses compactos, o preço é baratinho, cerca de uma ou duas libras cada. Não dá pra não comprar. Já tenho muitos deles. Nem cabe mais no meu quarto, mas mesmo assim continuo comprando. O mais legal é discotecar com esses disquinhos. Põe um numa pick-up. Toca. Depois coloca outro na outra picape. Toca. Enquanto isso, fico manuseando eles como se fossem gatinhos de estimação. E vê-los rodando é um prazer.

Desde que retornei da minha visita ao Brasil, comprei pencas desses disquinhos. Vou fazer uma seleção dos melhores e comentar aqui. Confira:

Jenny Lewis with The Watson Twins – "rise up with fists!!"
Essa é a melhor música do disco solo de Jenny Lewis, a vocalista do Rilo Kiley. Não à toa foi escolhida como single. Um country-pop ensolarado, com harmonias gospel das irmãs gêmeas Watson. Próxima vez que eu dirigir em alta velocidade, sob um sol de rachar e com vento na cara, vou preparar uma compilação especial e essa será a faixa de abertura. A capa do compacto é legal: uma foto de dona Lewis descalça comprando leite no mercado. Top Girl.

Graham Coxon – "standing on my own again"
Nunca fui obcecado por Coxon e seu Blur. Mas tenho que admitir que o último disco do cara é bom pacas. Rock'n'Roll em sua melhor forma. Agora Graham Coxon está com trabalho novíssimo nas lojas e esse é a primeira música de trabalho. Tenho que repetir: rock'n'roll em sua melhor forma. Esse compacto vem em duas partes, e se você compra as duas dá pra você dobrar e junta-las.

Absentee – "something to bang"
Quinteto do bairro de Bethnal Green, leste de Londres. Esse é o último single deles, um guitar-pop de te deixar salivando. Remete aos momentos rock de Nick Cave. O Absentee normalmente é mais sereno, mas quando se trata de hits, eles fazem barulho.

Be Your Own PET – "adventure"
Sem dúvida uma das melhores músicas do moleques americanos Be Your Own PET. Compacto em duas partes, com capas diferentes. Quem é fã como eu compra.

Sunny Day Sets Fire – "brainless"
Descobri essa banda numa das minhas caídas na Rough Trade de Covent Garden. Tudo que sei deles é que estão sendo cotados por gravadoras grandes e que essa música "Brainless" é contagiante pra caralho, assim como as horas mais agitadas do The Polyphonic Spree. A capa do compacto têm uns enfeites em dourado.

Hellicar, Cagro, Lewis Lloyd & Friends – "chicken or pills"
Mais uma banda que os caras da Rough Trade jogaram na minha mão. Esse compacto vem com uma capa de papelão super bem trabalhada, com um buraco no meio para aparecer o verde do vinil. Sabe aquela compilacão que falei ali em cima, especial para dirigir sob sol e com vento na cara? Então, essa será a segunda música da seleção. Pop-folk alegre e animado. Eu sou feliz, e você?

Mogwai – "friend of the night"
Esse foi o single tirado do novo album dos escoceses Mogwai. Quem disse que compactos de vinil não pode ter post-rock? Pode sim.

B.C. Camplight – "blood and peanut butter"
Eu sou mesmo um grande cliente da Rough Trade de Covent Garden. Outra recomendação deles, outra pérola pop pra ouvir alto e mostrar aos seus vizinhos quem realmente entende dos bons sons. Música pop é isso: instrumentação orgânica se colidindo com eletrônica. Fica melhor ainda quando tem um refrão lindo desses.

The Spinto Band – "direct to helmet"
A molecada americana entende de um bom college rock e também de fazer compactos de vinil. Esse aqui só tem um lado que toca (no caso a ótima "Direct To Helmet"). Do outro lado do vinil é um desenho escrito 'Spinto Band'. Fora isso, há também um pôster da banda. Fetiche é pouco.

>>> Dando uma clareada na coisa, quase todos essas músicas podem ser escutadas no MySpace das bandas. Então não perca tempo e trate de ouvir, mesmo que você não tenho o vinil. O vinil 7" é fofo, mas a música não muda em nada.


*** *** *** *** ***

Semana que vem comento de alguns shows e mais música nova. Cheers!



BYE BYE.

Comments:

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?