Friday, March 31, 2006

 

coluna 27 de marco

Olá pessoal. Antes de mais nada, quero dar um toque de três shows legais que acontecerão essa semana em Londres. Estarei presente nos três e se você quiser me conhecer, já sabe. Vamos aos concertos.

> MY LATEST NOVEL + SEMIFINALISTS
Quando? Terça-feira dia 28/03
Onde? Bush Hall ( www.bushhallmusic.co.uk/ )
Porque ir: O My Latest Novel lançou um ótimo disco esse ano (já devidamente resenhado na coluna) e seus shows ao vivo prometem. O combo é responsável por um post-rock com pitadas de 60's folk, ora remetendo ao Godspeed You Black Emperror, ora ao Mazzy Star, ou até mesmo o Fairport Convention. São dá Escócia. Quem abre a noite é o Semifinalists, que se eu não me engano conta com uma brasileira na banda. O som deles é experimental-indie-rock. MySpace: www.myspace.com/mylatestnovel e www.myspace.com/semifinalists

> GOOD SHOES
Quando? Quarta-feira dia 29/03
Onde? Metro Club ( www.blowupmetro.com/ )
Porque ir: O Good Shoes é uma das bandas de rock que estão causando furor no underground. A revista Artrocker adora os caras e eu também. Acabaram de lançar um single em vinil 10", onde vem pôster e broches. A sonoridade é post-punk com passagens indie-pop, como podemos ouvir na faixa "Never Meant To Hurt You". MySpace: www.myspace.com/goodshoes

> GUILLEMOTS
Quando? Quinta-feira dia 30/03
Onde? Kings College
Porque ir: Sem dúvida nenhuma o Guillemots é uma das bandas mais inventivas dos dias de hoje e com certeza vão vender muitos e muitos discos no futuro. Eu já babei pra eles as pencas aqui na coluna e uma hora dessas você jovem leitor também deve babar. A imprensa toda ama eles (Time Out, The Guardian, NME, MTV, Rádio Xfm, The Observer) e afinal isso não é nada mais justo, pois a música desse quarteto é excelente, mágica, épica. Não há adjetivos o suficiante para descrever a beleza dos Guillemots. Estão lançando o single "We're Here" essa semana e com certeza vão fazer bonito nas paradas. Já os vi ao vivo algumas vezes mas mesmo assim quero ver novamente. É o tipo de banda que eu posso ver o show 20 vezes e ainda quero mais. MySpace: www.myspace.com/guillemotsmusic

Para todas as apresentações deve ser fácil conseguir ingreso na porta. Só o Guillemots que sugiro você levar uma graninha a mais, sabe como é...


++++++++++++++++++++++++++++


LES INCOMPETENTS

É oficial: o novo single dos Les Incompetents, "How It All Went Wrong", é a faixa mais dançante e empolgante de 2006. Tenho discotecado nuns porões underground aqui em Londres e sempre toco essa faixa. O povo enlouquece e vem correndo perguntar o que é. Não é pra menos. Com arranjos engraçadinhos e um baita pique alto-astral, até sua vó vai pirar quando ouvir essa música. Não tem como não se empolgar. KILLER KILLER KILLER!

Sabe o que é melhor? Você pode ouvir já aqui: www.myspace.com/lesincompetents

Tem horas que a empolgação é tanta quando coloco essa faixa nas discotecagens que eu penso que o povo vai fazer aquele 'tremzinho' estilo carnaval... hehehe... argh! Mas isso não acontece, claro, pois o povo é do rock. Fica só na minha imaginação tupiniquim.


++++++++++++++++++++++++++++


Uma das coisas mais legais da imprensa britânica são as manchetes dos jornais populares, sempre cheias de trocadilhos infames. Adoro chegar de manhã nos newsagents, antes de entrar no serviço, e dar uma geral na capa dos jornais. Sempre encontro uma manchete pra me fazer rir.

Lembram quando o mestre Ray Davies levou um tiro na perna enquanto estava de visita aos EUA? Abri a capa do The Sun no dia seguinte estava lá: "YOU REALLY SHOT ME".

Ano passado, quando a Kate Moss perdeu vários contratos e parcerias devido ao seu escândalo de cocaína, um jornal reportou assim: "KATE LOSS!".

Ok, essa foi bobinha.

Mais recentemente, teve um jogão aqui em Londres entre os times Chelsea e Barcelona. No jogo, um dos astros do time catalão, o argentino Lionel Messi, foi o grande vilão. Numa disputa de bola, um jogador do Chelsea encostou de leve em Messi. Esse caiu, se esperneou e fez o maior teatro. O juíz, além de dar falta, expulsou o pobre jogador do Chelsea. No dia seguinte, os jornais cairam matando em cima do argentino, com a manchete de um deles sendo assim: "YOU DIRTY DOG MESSI".

Mas a mais engracada foi nessa última sexta, quando a Kate Moss foi fotografada aqui no centro de Londres saindo do show da nova banda de Jack White, o The Raconteurs. No dia seguinte, na capa do Evening Standard, tinha uma manchete reportando o acontecimento: "KATE MOSS ENJOYING THE WHITE STUFF LAST NIGHT".

Hehe. Essas são apenas algumas de muitas manchetes trocadilhescas que infestam os jornais populares aqui do UK. Não é nada demais, mas um pouquinho de bom humor e criatividade com as palavras nos fazem, trabalhadores 9-to-5 (no meu caso 9-to-9), ter uma rotina mesmo tediosa...

Se lembrar de mais alguma, eu conto aqui.

++++++++++++++++++++++++++++


MY LIFE STORY IS BACK!

Muito boa notícia. Uma das melhores e mais injustiçadas bandas dos anos 90, o coletivo inglês My Life Story, estará de volta para uma única apresentacão ao vivo aqui em Londres, contando com todos os doze membros da formação original.

O show, que terá a presença da tradicional orquestra, será uma celebracão ao primeiro single da banda, "12 Reasons Why I Love Her", lançado exatamente há dez anos atrás. Jake Shillingford, o líder da trupe e atualmente no comando do ExileInside (já comentado diversas vezes aqui), foi quem fez o comunicado por e-mail aos fãs. Ele inclusive criou um profile do My Life Story no MySpace para introduzir o pessoal mais jovem ao coletivo: www.myspace.com/mylifestoryspace . Lá podemos escutar gratuitamente o devido single citado, e outras três jóias pop que só o My Life Story sabia fazer.

Pra quem não sabe, o My Life Story surgiu no meio dos anos 90, no auge do britpop, com uma proposta diferenciada, usando uma orquestra para retocar seus graciosos hits. Aliada à exuberante voz de Jake, o coletivo era um espetáculo de glamour, ousadia e sensibilidade pop. Lançaram três álbuns, que dividiram a crítica na época, mas conseguiram assegurar uma base fiel de fãs. Eu sou um desses. Particulamente, acho que o My Life Story foi uma das melhores coisas que os anos 90 ofereceu.

No Brasil, pouquissímas pessoas conhecem MLS. Para se ter uma idéia, criei uma comunidade em homenagem a banda no Orkut em dezembro do ano passado, e até agora sou o único membo da comuna. What a shame.

Eu já comprei meus ingressos para esse show histórico, que acontece no dia 26 de maio no Mean Fiddler, centro de Londres. Para adquirir o seu, ligue para essa "24 Hour Ticket Hotline": 0870 060 3777.

Quem quiser saber mais do My Life Story, visite os seguintes sites: www.inspiracy.com/mls/intro.html ou www.twelvereasonswhy.co.uk/

Outra boa notícia é que um selo independente inglês está preparando o lan ç amento de "Sex & Violins: The Best Of My Life Story". A compila ç ão provavelmente irá para as melhores lojas de discos da Inglaterra em junho. Fique ligado.


++++++++++++++++++++++++++++


DIRTY PRETTY THINGS

Senhor Carlos Barat esta de volta com força total. O clipe "Bang Bang You're Dead", de sua nova banda Dirty Pretty Things, está sendo exibido exaustivamente na MTV daqui. Em paralelo, os DPT estão cada vez mais presentes nas rádios e na mídia de papel. A volta triunfal se oficializará daqui a um mês, quando o primeiro single do grupo será lançado. Pouco depois, vem o álbum. I can't wait. Enquanto isso não acontece, assista o clip que a própria banda disponibilizou em seu site oficial:

http://www.dirtyprettythingsband.com/video/bang_sore.swf


++++++++++++++++++++++++++++

ROCK BRITÂNICO EM CHAMAS

Bem, sei que toda semana é a mesma ladainha. Eu fico aqui babando para as bandas inglesas e tentando fazer você entender porque elas são tão boas. Agora não será diferente. Na semana passada conferi mais um show dos irmãos gêmeos The Bishops, e mais outro show da gangue do norte de Londres, The Holloways. E por conta disso não posso deixar de mais uma vez expressar minha adoração por ambos os conjuntos.

The Bishops: terca a noite, muito frio, tocaram no Nambucca, o pub indie descolado aqui do norte que eu canso de falar que virou meu 'local boozer'. Tinham umas 20 pessoas. O espaço pra banda tocar era mais tosco do que aquele boliche que comentei na semana passada, e quem sabe talvez esse tenha sido o motivo pelo qual o show do Nambucca foi melhor e mais vibrante. Há um ano atrás, o repertório do The Bishops costumava ser basicamente uma mesmice: canções simples e assobiáveis. Agora estão mais desenvolvidos. Tem hora que a banda despeja um rockabilly. Já em outras passagens fica puro mod, às vezes amolecendo para indie-twee-pop, ou ficando num agradável power-pop. O debute single 'The Only Place I Can Look Is Down', que será lancado em abril, é, gracas ao seu refrão simplório e bonito, uma das melhores canções desse ano. A banda foi convidada pelo semanário NME para uma turnê pelo UK. Logo devem cair no gosto popular de indie-kids do mundo todo. Listen now: www.myspace.com/thebishopsuk

The Holloways: Não é somente o Dirty Pretty Things que, naturalmente por razões mais do que óbvias, está sendo exalado como a volta dos Libertines. Os The Holloways também. Isso tudo é culpa do competente e ganchudo punk-pop apresentado por esse jovem quarteto. O show que vi deles foi no 100Club, onde dois anos atrás eu tinha visto o Bloc Party, quando ainda não eram famosos. O lugar estava abarrotado, como era de se imaginar. Dizem para que quem toca no 100Club, a fama vem. Que o diga os Sex Pistols, que inauguraram o cirquito rock nesse clube de jazz lá pelos idos de 1976. O show do Holloways foi divertido, com o publico cantando todas as músicas. A única coisa que ameaça eles é a época em que surgiram. Se fosse em 2003, seriam heróis da juventude indie. Mas como estamos em 2006 e bandas como essa já chegaram e se foram, pode acontecer do The Holloways não sair do underground e ser apenas uma das milhares de bandas injustiçadas que estão na história do rock. Acontece, oras. Mas vamos torcer que não! As quatro músicas que estão no MySpace são muito boas: www.myspace.com/theholloways .


++++++++++++++++++++++++++++


THE ELECTED – "Sun, Sun, Sun"
Um dos melhores discos do ano até o momento é assinado por Jenny Lewis, a esbelta e talentosa vocalista da banda Rilo Kiley. Mas você já sabe disso, pois já falei aqui. Agora, quem também resolveu dar um tempo do Rilo Kiley é o guitarrista Blake Sennett (ex-namorado de Jenny Lewis, diga-se de passagem), que lança um novo álbum pelo seu segundo grupo The Elected. E que álbum! Blake decidiu seguir os mesmos caminhos de sua companheira de banda e cair nos ranchos americanos, gravando 14 gemas ensolaradas, de tendência country, 50's e folk. O nome já diz tudo. "Sun, Sun, Sun" é uma coleção de faixas salientes com um único propósito: fazer você sair do seu mundinho urbano e cair na estrada ensolarada. Quer sentir o gostinho? Ouça "Did Me Good", "Fireflies in a Steel Mill" ou "Not Going Home". Agora tô na dúvida. Quem é melhor? Blake Sennet ou Jenny Lewis? Disputa acirrada.


++++++++++++++++++++++++++++


ERRATA

Há umas semanas atrás recomendei o disco "Wolves" da banda escocesa My Latest Novel aqui na coluna. Eis que escrevi o nome da banda de forma errada, 'My Last Novel'. Fica aqui a correção: MY LATEST NOVEL é o correto. A propósito, você já ouviu? Discão.


++++++++++++++++++++++++++++


Semana que vem comento dos shows lá de cima. Tchau ae.





xxx

Comments:

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?