Sunday, April 23, 2006

 

coluna 10 de abril

JOHNNY BOY

Comentei aqui do belíssimo show do Johnny Boy que assisti na semana passada. Realmente, o disco dos caras não sai do meu iPOD! Não entendo como uma obra dessas não conseguiu contrato com nenhuma gravadora aqui no UK. Acho que o pessoal do Johnny Boy deve ser casca grossa para negociar! Hehe. Mas enfim, o disco vai ser lançado na Austrália dentro de poucos dias, ai é só entrar na www.hmv.com.au e comprar. Fácil.

A gravadora que está lançando o trabalho do Johnny Boy na Austrália chama-se Speak’n’Spell (www.speaknspellmusic.com/), que pelo que conferi, é também casa de artistas como Editors, Khonnor, Four Tet e My Latest Novel. Ou seja, Johnny Boy está em boas mãos. É possível achar o álbum no soulseek, mas você tem que vasculhar bem. Os arquivos que baixei vieram junto com fotos da capa e contra-capa do cd, os quais eu publico aqui.

Baixe e você não vai se arrepender. Esse cd não tem nenhuma faixa descartável. Começa, naturalmente, com o primeiro single e canção mais famosa da banda, a esplêndida “You Are The Generation That Bought More Shoes And You Get What You Deserve”. Músicas como “Fifteen Minutes”, “Livin' In The City”, “Formaldehyde (Last Words Of Lottery Loser)” e “Johnny Boy Theme” com certeza estarão entre as coisas mais legais que você vai ouvir esse ano. É o encontro perfeito entre guitarras, melodias universais, soul-music e samples irradiantes. Juntos formam um sopro de frescor.

Vale lembrar que Johnny Boy é formado pelo casal Davo e Jolly. Ao vivo contam com mais dois músicos de apoio, mas as composições são todas do casal. São baseados em Liverpool, com conexões em Londres e Manchester. Davo é também o tecladista de turnê dos Manic Street Preachers. Isso explica porque o primeiro single da banda foi produzido por James Dean Bradfield. Na apresentação que vi deles na semana passada, ao meu lado estava Mick Jones, lendário guitarrista do The Clash, se acabando com o show. Johnny Marr, uma das áureas do Smiths, disse na revista Q que o Johnny Boy é uma das melhores coisas que ele ouviu nos últimos tempos. E aí, já deu pra te convencer a baixar o cd deles?

Pra já, fique com o sensacional clip de “You Are The Generation That Bought More Shoes And You Get What You Deserve”. Você vai entender que eu não estou de brincadeira. Jolly canta realmente como uma autêntica soul-diva.

http://mcms-delivery.virtuebroadcasting.com/deliver.m3u/?id=5C59B5B3-B938-49B6-9A2E-AE4E4A914564

[precisa de Real Player para visualizar o vídeo]



+++++++++++++++++++++++++


JENNY LEWIS

Jenny Lewis já não é mais minha indie-girl preferida. Agora ela é minha country-girl preferida! Afinal, depois que ela lançou seu fantástico disco solo, “Rabbit Fur Coat”, devidamente elogiado aqui na coluna, a moça parece que embarcou de vez no country. O álbum, como já falei, é um jorro de melodias gospel, pop e country.

A música escolhida para ser single aqui no UK foi a fofa “Rise Up With Fists!!”, que é nada mais que uma espetacular canção pop, com vocais gospel de fundo, brilhantemente cantados pelas irmãs gêmeas Watson, que estão acompanhando dona Lewis nessa embarcada.

Porém, nos EUA, Jenny Lewis não marcou bobeira e escolheu um countryzão para ser a música de trabalho, a não menos excepcional “The Big Guns”. Não podemos esquecer que metade da população dos EUA é formada por cowboys e gente extremamente conservadora, que vai à igreja todos os domingos. E obviamente música country é a predileta deles.

Eis então que dona Lewis, claramente na tentativa de atingir esse povo, caiu de cabeça nessa coisa de country. As roupas (ela decidiu agora só usar vestidos longos) e a postura de palco estão longe de ser o Rilo Kiley, aquela banda indie que eu tanto gosto. Mas tudo bem, acho legal ver quão articulada é a garota. O disco é fantástico e ela parece estar curtindo essa empreitada solo.

Assista aqui a apresentação de Jenny Lewis no programa David Letterman, o mais famoso talk-show americano, gravado no mês passado.
http://www.youtube.com/watch?v=DSU1FZiZ6n8&search=jenny%20lewis

Segura peão!!!

Quer mais Jenny Lewis? Veja o clip de “Rise Up With Fists!!”.

http://www.youtube.com/watch?v=-1o3dp01lqE&search=jenny%20lewis

Jenny Lewis toca em Londres no dia 27 de abril. Os ingressos estão esgotados, mas vou mesmo assim, tentar comprar na porta. Te vejo lá.

www.myspace.com/lewiswithwatsons



+++++++++++++++++++++++++



GUILLEMOTS

Essa semana na NME foi publicada uma resenha de um show do Guillemots, e a revista falou exatamente o que eu falei aqui na semana passada: que a banda é uma das mais inventivas dos dias de hoje e que é apenas uma questão de tempo para eles alcançarem forte sucesso.

O Guillemots está na estrada, tocando pra lá e pra cá aqui no UK e também nos EUA. A data de Londres será dia 30 de maio. Tentei fazer uma entrevista com eles, mas ta difícil, pois estão sempre rodando. Falei com o Magrão no show que vi semana retrasada e ele falou que não tem nem tempo de checar os e-mails. Correria. Quando fui falar, tinha uma fila de gente pra pegar autógrafo com ele. Muito legal isso!

Well, é isso aí. Dê uma checada nessa versão acústica de “Trains To Brazil”.
http://www.youtube.com/watch?v=FsEQ4qn9V7M&search=guillemots

www.myspace.com/guillemotsmusic


+++++++++++++++++++++++++


NOVA UNCUT

Uma das revistas de música mais legal do planeta lançou sua nova edição essa semana, e vem com novo design, conteúdo revitalizado e Morrissey na capa. Essa é a nova Uncut. Eu particularmente gostei das mudanças.

A nova sessão de resenhas está maior, e os títulos são separados por ordem alfabética. Isso facilita bastante. Antes as resenhas eram separadas por New Releases e Reissues. Agora tá tudo junto, mas com a devida sinalização de quando é lançamento e quando é reedição. Ainda, há um novo guia de cinema que é suculento. Haja tempo pra ver todos os filmes que eles recomendam!

Há sessões novas por toda a revista, para fazer qualquer fã de cultura pop ficar louco. Entrevista com Ray Davies e Morrissey, e artigos sobre Primal Scream, Scott Walker, Ronnie Spector e Flaming Lips também marcam presença.

O tradicional cd gratuito continua firme na revista, e esse mês contém faixas de artistas como Graham Coxon, The Charlatans, Calexico, Fairpop Convention, Lambchop e muitos outros.

A Uncut é encontrada em praticamente todas as bancas da Inglaterra por míseros £ 4.20. Também aceitam assinaturas para o mundo todo.

www.uncut.co.uk/

Transcrevo aqui uma parte da entrevista com Morrissey, que na verdade é um jogo de perguntas. Morrissey sempre Morrissey.

Lucille Ball or Hylda Baker? “Lypsynka”

Channel 4 or BBC 4? “Channel 4 because of Shamless, but certainly not
because of The Importance of Being Morrissey”

Ian Brown or Ian Curtis? “Neither. James Maker instead”

Man United or Man City? “ManUre”

Blackpool or Las Vegas? “No difference”

Beyoncé or Jennifer Lopez? “Hell isn’t hot enough for either”

24 Hour Party People or Velvet Goldmine? “24 Hour Party People”

The Rakes or The Kooks? “The Rakes”

Julian Cope or Pete Burns? “Burns”

Newsnight or That Was The Week? “Newsnight”

Jaguar or Lexus? “XK8”

Peaches Geldof or Chantelle? “No, thanks”

Cats or dogs? “Pussies”

Superman or Batman? “Bruce Wayne and his youthful ward Dick Grayson”

Fridays or Saturdays? “Everyday is like Sunday”

Italy or England to win World Cup? “Italeeeee”

Pen or Pension? “Poison”

Old Wembley or New Wembley? “Old”

Bananarama or Girls Aloud? “The Slits”

Eyes or Smile? “Smile”

Heaven or Hell? This is hell, nor am I out of it”

Birthday or Christmas? “Avoid both”

Loved and lost or never loved at all? “I only know the latter”

Lynch or Lean? “Lean, Oliver Twist – “What right have you to butcher me?”

Phone call or e-mail? “Never been known to pick up the phone”

Death while sleeping or while onstage? “Just let it be quick”

>>> Falando em Morrissey, o último disco dele entrou direto em número UM aqui na Inglaterra. Quem pode, pode. Ouvi o cd e achei mais ou menos. Preciso ouvir melhor.


+++++++++++++++++++++++++

IMPLOSÕES DO FOLK

O podcast Implosões do Folk continua firme, com atualização semanal com o melhor da música mundial, dos clássicos aos novatos. Essa semana, Liz de Munno e meu irmão Gilberto Custódio dão uma geral em pop da Escócia dos anos 90. Veja o tracklist:

01. Soup Dragons, "Quite Content" The Sun is the Sky EP (Subway, Unreleased)
02. BMX Bandits, "Serious Drugs" Life Goes On CD (Creation, 1993)
03. Edwyn Collins, "If You Could Love Me" Gorgeous George CD (Setanta, 1993)
04. Superstar, "Barfly" Superstar CD (Creation/Capitol, 1994)
05. Trash Can Sinatras, "I've Seen Everything" I've Seen Everything CD (Polygram, 1993)
06. Eugenius, "Blue Above the Rooftops" Mary Queen of Scots CD (Creation/August, 1994)
07. Momus, "Summer Holiday 1999" Voyager CD (Creation, 1992)
08. Speedboat, "Speedboat" Speedboat CD (Shoeshine, 1996)
09. Frank Blake, "Don't Let Love Pass You By" 7” single (Shoeshine, 1996)
10. Astro Chimp, "Draggin' " 7” single (Shoeshine, 1996)
11. Teenage Fanclub, "Alcoholiday" Bandwagonesque (Creation, 1991)

Se eu fosse você, ouviria o programa já! http://www.microfonia.org


+++++++++++++++++++++++++

As fotos dos shows da semana passada foram todas tiradas pela minha namorada Patrícia Arvelos. Ficaram boas, né?

Tchau.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?