Thursday, October 12, 2006

 

coluna 12 de outubro

CIRCULUS – “Clocks Are Like People”
Ascenda uma vela, concentre-se, levante seus braços e receba novamente os Deuses Ancestrais em seu coração! Pois o Circulus está de volta com novo álbum aqui no Reino Unido. No ano passado, quando lançaram o primeiro trabalho, cansei de comentar aqui na coluna desse coletivo de oito músicos, sobre como fui abençoado com suas graciosas canções que juntavam elementos medievais e psicodélicos a um pop perfeito. Pois essas canções estão de volta no novo "Clocks Are Like People". Se no disco anterior tivemos músicas num formato mais pop-rock, ainda que complexo, pirado e elaborado, nessa nova empreitada vemos a banda cair numa sonoridade mais folk, com violões conduzindo as faixas para um ambiente mais sereno. Mas ainda sim o som é totalmente Circulus, isto é, no meio dessa jornada espiritual, encontramos flautas, teremim, moogs, banjos e deliciosos backing-vocals femininos. Pode estar mais simples e calmo, mas as energias medievais ainda estão cravadas nas entranhas do Circulus, e por isso eu continuo adorando-os. Confirme você mesmo ouvindo as pérolas “Dragon's Dance”, “Song Of Our Despair”, “Bouree” e “This Is The Way”. Grande trabalho de uma grande banda.

O Circulus toca ao vivo em Londres nos dias 11 de novembro e 16 de dezembro. Mais informações, visite: www.myspace.com/circulus


BERT JANSCH – “The Black Swan”

Bert Jansch é um trovador folk oriundo da Escócia que desde os anos 60 vem gravando discos e sendo referencia para muita gente. Pergunte para Jimmy Page, Neil Young ou Johnny Marr e todos irão citar Bert Jansch como grande influência. Alguns dizem que Jansch é a resposta britânica ao Bob Dylan. “The Black Swan” é seu novo trabalho, depois de anos em silêncio sem lançar nada. Ele aproveitou essa nova onda folk e fez um dos discos mais bonitos do gênero dos últimos tempos, repleto de violão clássico, melodias abençoadas e vocais comoventes. São doze canções apropriadas pra ouvir do começo ao fim num belo domingo de ressaca. E ainda nesse álbum há colaborações com Devendra Banhart e Beth Orton. Um clássico do folk contemporâneo.

Bert Jansch está em turnê nos EUA esse ano e só toca em Londres no comecinho de 2007, no dia 12 de janeiro. Ouça algumas faixas e veja informações da turnê aqui: www.myspace.com/bertjansch


*** *** ***


CANSEI DE SER SEXY


O CSS (ou Cee Ass Ass, como dizem por aqui) realmente está com tudo aqui no UK. Farão um show dia 14 de novembro aqui em Londres, no Scala. Os ingressos se esgotaram em poucos dias. Por conta disso, foi anunciado um novo concerto, dessa vez no The Forum, que comporta 2 mil pessoas. Vish! Tocar no The Forum não é pra qualquer um! Esse é um dos lugares de shows que mais gosto aqui em Londres, e ainda é ao lado da minha casa, aqui no zona norte da cidade. Beleza. Bem capaz que eu vá nesse show, que será no dia 8 de dezembro. Anota aí na agenda. Quem acompanha o CSS nessa são as bandas 1990’s e The Roger Sisters.

Confira o MySpace deles para ver toda a turnê aqui na Inglaterra:
www.myspace.com/canseidesersexy


*** *** ***


THE GOSSIP - "Standing In The Way Of Control"

O trio americano The Gossip lançou um álbum no começo do ano, mas a princípio não deu em nada aqui no UK. Somente com o lançamento do single "Standing In The Way Of Control" foi que a banda passou das páginas da mídia underground para a mídia mainstream. Eu já resenhei o álbum deles aqui na coluna. O clip abaixo passa diariamente na MTV. Adoro!


SCISSOR SISTERS - "I Don't Feel Like Dancing"
Olha, achei o primeiro disco do Scissor Sisters um saco. Até gosto dos trajes da banda, e de toda a performance, mas aquele disco foi um pastiche exageradamente produzido e fake. Porém, tenho que admitir, eles sabem fazer hits. Um exemplo disso é o novo single "I Don't Feel Like Dancing". Um arraso de musica. Irresistível. Sem duvida uma das melhores faixas do ano. Pena que o esse segundo álbum perde a forca quando você chega na quarta musica... "I Don't Feel Like Dancing" quase vale o disco. Mas vale o single, de qualquer jeito. Assista eles fazendo ao vivo no programa do Jonathan Ross.



O KILLERS lançou possivelmente um dos discos do ano com o estupendo “Sam’s Town”. Ele cresce a cada audição. Um Senhor Disco. Não foi a toa que foi direto para o topo da parada britânica. Semana que vem faço a resenha. Enquanto isso, veja que maravilha essa apresentação do Killers aqui em Camden Town, com a música “When You Were Young”, que rolou semanas atrás para um especial de TV:





xxx



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?