Saturday, April 28, 2007

 

coluna 26 de abril

JACK PEÑATE – “Spit At Stars EP”

Então, tem esse EP e tal, desse tal de Jack Peñate... Vamos ver qualé e tal...

Sempre que passava o clip de “Spit At Stars” na MTV (e eram muitas vezes), eu meio que ignorava. Levantava, saía, fazia outra coisa, ou mudava de canal. Sei lá. A estética não me atraía. Talvez foi aquele tufo de cabelo na frente, que me remeteu levemente a uma franja emo. Nossa, franjas hoje em dia deixam seu visual tão deplorável, desgastado, pisoteado, ridículo... Há quatro anos atrás era outra história, mas em 2007... Tudo por causa dos emos. Sinceramente, acho que vai levar uns cinco anos para eu poder novamente levar a sério alguém com franjinha. E o Jack Peñate tem uma. Um tufo. Ta quase lá. Por isso ignorei-o no começo.

Aí um fala dali, outro daqui, vejo de relance uma notinha dele no jornal acolá, e então resolvo apurar melhor a parada. Mas mesmo assim não me rendo tão fácil. Falam de soul. Hum. Era só o que faltava, a moda ser Emo-Soul. Pois afinal se até aquela merda de Get Cape Wear Cape Fly fez sucesso com o que chamam de Emo-Folk, porque não o Jack Peñate com Emo-Soul?

Porém, depois de sacar melhor a coisa toda, para minha felicidade, o aspecto emo estava só mesmo naquele tufo-franja. Só. Musicalmente, Jack Peñate aparece em 2007 com o que podemos classificar de, sem tirar nem por, Soul-Music dos anos 80. É isso. Plastic Soul. A faixa título, o grande hit, é um pastiche que não iria fazer feio na trilha sonora do filme ‘Curtindo a Vida Adoidado’, clássico da telinha nos 80s. Mas acontece que as vezes pastiches são divertidos, e esse é bem o caso de “Spit At Stars”. Acabei me rendendo. Abracei o hype.

O resto do EP é uma maravilha só; são quatro faixas, com as ótimas “My Yvone” e “Cold Thin Line” se sobressaindo. A cover de Darondo Pulliam and Al Turner para a linda “Didn’t I” também é um ponto forte. Se você gosta dos momentos mais calmos do Style Council, Matt Bianco, Dream Academy e Dexys Midnight Runners, clássicos oitentistas, você com certeza irá morrer de amores por Jack Peñate. Marvin Gaye ou Aretha Franklin? Peñate trilha mais ou menos o mesmo caminho, mas com uma roupagem “dois mil e sete”.

Ele é do sul de Londres e está arrasando na cena musical por aqui. Dizem que seus shows ao vivo são incendiáveis e seus passos de dança hipnóticos (temos uma idéia disso assistindo o clip de “Spit At Stars”). Podemos, por que não?, dizer que Jack Peñate é a versão Soul para o rap branquelo do Jamie T. Depois dos clips, da franja e do hype, eu boto fé no Jack Peñate. Keep an eye on the boy.

Assista o clip de “Spit At Stars”. O rapaz tem ginga.



JACK PEÑATE TOCA EM LONDRES NESSE SÁBADO, DIA 28/04, NO ULU. MAIS INFORMACOES: www.myspace.com/jackpenate


*** *** *** *** ***

Estamos ainda em abril mas já posso dizer que 2007 já tem ganhador para melhor clip e música. O que acontece quando você pega uma melodia certeira, criada por uma banda fantástica, produz de um jeito maneiro e embrulha num vídeo-clip simples e genial? A resposta é uma só: THE CRIBS – “Men’s Need”.

As vezes na vida tudo que precisamos é de uma idéia simples e certeira. Sou mesmo um jambrolheiro, oras.

Detalhe: Depois das dez da noite aqui na Inglaterra, esse clip é exibido sem as tarjas pretas. Sou mesmo um jambrolheiro, oras.



*** *** *** *** ***

Outro clip que não me canso de assistir é “Your Love Alone Is Not Enough”, novo single dos Manic Street Preachers, contando com um estupendo dueto entre James Dean Bradfield e Nina Person (Cardigans). Faixa matadora, só pra variar. Olha, me diz, por favor, quando os Manics lançaram alguma coisa ruim. Eu não sei quando foi. E se foi. Quem me disser ganha de presente meu fusquinha azul-marinho.





xxx

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?