Wednesday, June 27, 2007

 

coluna 14 de junho

FROG. IS. DEAD.

Fui pego de supetão essa semana pela notícia que o club FROG, o templo indie aqui de Londres, irá fechar as portas. O comunicado que circulou pela internet dizia que, no final desse mês, o clube vai deixar de existir, e que os organizadores prometem retornar com um projeto mais inovador.

Notícia trágica essa do fim do FROG. Tudo bem que nos últimos meses a festa já não estava lá essas coisas, mas só de pensar que aquele espaço maravilhoso onde a festa rolava, o Mean Fiddler, vai deixar de ser indie, dá um aperto no coração. Nos últimos três anos Londres foi chacoalhada pelos shows que semanalmente acontecia por lá. Os sábados a noite eram sinônimos de FROG. Eu mesmo vi shows memoráveis por lá, coisas como The Go! Team, Ash, Automatic, Spinto Band, Razorlight, CSS, Subways, Rakes, Pipettes, Babyshambles, Long Blondes, entre outros.

O motivo do término do clube ainda é um mistério, mas provavelmente deve ter sido falta de público, pois nos últimos meses as bandas que tocavam lá eram meio caídas, meio palhas. Eu mesmo deixei de ir pois só marcavam bandas toscas. Se tivessem continuado a marcar coisas do calibre de um Ash ou Babyshambles, com certeza o FROG ainda estaria vivo.

O projeto recebia praticamente mil indie-rockers por sábado, sempre animados pra dançar as novidades mais fresquinhas do momento. Bons tempos aqueles que estávamos na pista de bobeira e de repente começava um hit meteórico do Futureheads, antes de virar clichê. Descobrir uma música fodona numa pista de dança é uma das melhores sensações do mundo. Os hits indie dos últimos três anos eram sempre estreados primeiro no FROG, depois no resto do mundo.

Sem contar a pista do andar de cima, com as meninas do Young & Lost club mandando ver os sons mais underground e deliciosos da cena, mesclando obscuridades com clássicos. Nunca me esquecerei que foi lá que escutei pela primeira vez o hit arrasa-quarteirão “How It All Went Wrong”, dos saudosos Les Incompetents. Fiquei passado, de boca aberta, fui correndo perguntar para uma das DJ o que era, e no dia seguinte fucei Londres inteira a procura dessa pérola em vinil 7”. O impacto foi tão forte que acabei comprando três cópias do vinil. Uma para deixar guardado na coleção, outra para discotecar nas baladas, outra para emprestar aos amigos.

Fora que era no FROG que as indie-girls mais bonitas desse planeta se divertiam no sabadão. Vish, cheguei a ver cada coisa, que dava até tremedeira. Uma mais linda que a outra.

Enfim, FROG IS DEAD... o que mais posso dizer? How it all went wrong.... ?

RIP FROG.

O último FROG será no dia 30 de junho. Não posso deixar de comparecer.

www.myspace.com/thisisfrog


*** *** *** *** ***


THE PIPETTES

Faz tempo que na falo delas, não é? Mas isso não quer dizer que elas pisaram no freio e estão caladas. Pelo contrário, as meninas estão mais ativas do que nunca, dessa vez levando toda sua áurea para a América do Norte. No mês passado elas excursionaram pelos EUA e Canadá, numa série de 20 shows. Como parte dessa turnê, lançaram um EP intitulado ‘Your Kisses Are Wasted On Me', que vem numa capa linda (foto) e, para nossa sorte, também terá distribuição na Europa. O EP vem com a faixa título, além do vídeo de “I Love You” e outras duas músicas, “Really That Bad” e “Guess Who Ran Off With The Milkman?”.

O próximo passo da banda são os festivais de verão na Europa e na Ásia, incluindo shows do legendário Reading Festival. Depois disso, enfim, elas devem descansar e preparar idéias para o segundo álbum. I can’t wait!

Por hora, fique com um vídeo ao vivo das Pipettes com a linda música “I Love You”.















Mais informações sobre o EP e os shows, você encontra no MySpace delas:
www.myspace.com/thepipettes


*** *** *** *** ***


BRETT ANDERSON

Quem deu notícias essa semana foi Mr. Brett Anderson. O ex-vocalista do Suede revelou que lançará um EP em julho, com o nome de “Back To You”. Vale lembrar que essa faixa não aparece no álbum que ele lançou esse ano, e sim está presente no mais recente disco da banda Pleasure. “Back To You” foi composta pelo Brett e Fred Ball, líder do Pleasure.

O EP contará com cinco faixas, como você confere no play-list:
1. Back To You (Single Version)2. Ebony (Acoustic)3. Infinite Kiss (Acoustic)4. Love Is Dead (Acoustic)5. Song For My Father (Acoustic)

Para coincidir com o lançamento de “Back To You”, Brett Anderson anunciou que fará um show acústico na bela igreja Union Chapel, aqui no norte de Londres. O concerto será no dia 19 de julho. Para comprar ingressos, acesse: http://www.gigsandtours.com/

Para mais informações de Brett Andersom, de uma passada nos sites oficiais:
http://www.brettanderson.co.uk/
www.myspace.com/brettandersonofficial


*** *** *** *** ***


Joe Lean and The Jing Jang Jong

Primeiro: esse não é o melhor nome de banda de todos os tempos? Segundo: esse quinteto londrino está na boca do povo aqui no UK, com muita gente louvando eles como a salvação do indie britânico (isso que dá ficar dando corda pra lixos como Klaxons e Twang). Terceiro: Os shows da banda estão ficando cada vez mais cheios e uma verdadeira guerra de gravadoras está rolando nesse momento para tentar assina-los. Quarto: eles ainda darão muito o que falar. Quinto: o som? Bem, vá ao MySpace e tire suas próprias conclusões. www.myspace.com/joeleanandthejingjangjong



*** *** *** *** ***


LOS CAMPESINOS!
Ao vivo no Scala, Londres, 05/06

Fotos: Patricia Arvelos

Desde que lançaram suas primeiras músicas na internet, no início desse ano, os galeses Los Campesinos! criaram um burburinho na cena indie do UK. Todo mundo gostou do som dessa trupe, que conta com sete integrantes. As faixas não possuiam absolutamente nada de inovador, porém eram dotadas de carisma, energia e entusiasmo. A certeira fusão de vocais boys-and-girls foi um dos destaques. Não deu outra, todas as revistas de música caíram de amores em cima da banda. Lançaram dois singles de vinil 7” que foram bem recebidos, com clips na MTV e muitas visitas nos sites MySpace, YouTube e Lastfm. E hoje é o primeiro grande show deles em Londres. Nem preciso dizer que está lotado, né?

Talvez o fato de ser a primeira grande apresentação da banda - hype e presença maciça da mídia - acabou prejudicando o desempenho deles. No começo foi visível que estavam nervosos e ansiosos. Compreensível, afinal Los Campesinos! é uma banda indie-pop, e seus integrantes indie-nerds. Ou o fato de metade da banda ainda estar na universidade e ter enfrentado provas decisivas naquela semana também foi um fator, mas a verdade é que nas primeiras músicas do show eles estavam tocando muito mal. A ansiedade era tanta que tocavam tudo num compasso três vezes mais rápido. Pareciam os Ramones. Só que Los Campesinos! não foi feito para ser Ramones. Eu, que estava esperando todo aquele lance sagaz, aquela coisa fofinha e açucarada que são características do Los Campesinos!, fiquei meio desapontado. As harmonias entre os vocais do menino não sincronizavam com as da menina, e a instrumentação estava uma coisa caótica, tudo fora do lugar. Até o ultra-hit “Death To Los Campesinos!” ficou meio apagado ao vivo. Pena.

De uma hora pra outra, inexplicavelmente, tudo melhorou. Não sei se foi a tensão que se amenizou, ou se foi alguém que mexeu no som, mas da metade para o fim do show, vi aquela banda que eu estava louco pra ver, despindo suas músicas fofinhas, com guitarras legais e vocais descontraídos. Até o violino, que até então não dava pra escutar, deu as caras. Óbvio que as mais aplaudidas foram os singles “We Throw Parties, You Throw Knives” e o mais recente hit “You! Me! Dancing!”, mas deu pra ver que o repertório deles conta com outras faixas do mesmo nível. Bom para nós, que vê os Los Campesinos! como uma das bandas mais promissoras do Reino Unido. O show durou cerca de uma hora e no final a banda foi celebrar ali na pista com os fãs, tomando vinho e dando altas gargalhadas.

Uma semana depois do show, recebo uma mensagem de que, finalmente, todos os integrantes tinham passado nas provas da faculdade e que agora, enfim, poderiam enfocar na banda com exclusividade. Como pontapé inicial, agendaram grandes turnês no UK, na Europa e também na América do Norte. Que beleza! Espero que a banda deixe a ansiedade de lado e seja consciente de que potencial eles têm de sobra.

Confira as datas da turnê do Los Campesinos!:

16 June - Wireless Festival, Leeds
17 June - Wireless Festival, London
22 June - Glastonbury Festival
29 June - Razzmatazz, Barcelona
29 July - Hillside Festival, Ontario
05 August - Lollapalooza, Chicago
07 August - The Horseshoe Tavern, Toronto
09 August - Mercury Lounge, New York
10 August - Mercury Lounge, New York
11 August - Making Time, Philadelphia
02 October - Whelans, Dublin
03 October - Limelight, Belfast
06 October - Library, Lancaster
07 October - Racehorse, Northampton
09 October - Academy, Oxford
10 October - Thekla, Bristol
11 October - Central Station, Wrexham
13 October - Academy 3, Manchester
15 October - King Tuts, Glasgow
16 October - Cabaret Voltaire, Edinburgh
17 October - Uni, Newcastle
20 October - Cockpit, Leeds
20 October - Rescue Rooms, Nottingham
21 October - Custard Factory, Birmingham
22 October - Komedia, Brighton
23 October - ULU, London
25 October - Arts Centre, Colchester
26 October - Arts Centre, Norwich
27 October - Fuzztival, Sheffield
29 October - Portland Arms, Cambridge
30 October - Joiners, Southampton
31 October - Cavern Club, Exeter

Visite o site oficial para informações de tickets:
http://www.loscampesinos.com/




xxx

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?